Construir/adaptar estratégias de ensino e recurso pedagógicos para o ensino da modalidade do tênis adaptado a pessoas com deficiências intelectuais

Amalia Rebouças de Paiva e Oliveira, Manoel Osmar Seabra Junior, Patrícia Amanda Serafim

Resumo


Introdução: Pessoas com Deficiência Intelectual vivenciam uma vida social limitada o que prejudica o desenvolvimento e o aspecto psicológico dos alunos,que se limitam a viver isolados em escolas especiais ou dentro de casa com pouco ou nenhum contato com o mundo externo.A Educação Física esta diretamente ligada a prática dos movimentos corporais,seja ela por meio da dança, de esportes, de brincadeiras ou jogos infantis, trazem  todos os benefícios da prática regular de atividade física que são conhecidas por todos. Além disso, existem vários estudos que apontam o esporte como fator de inclusão. O esporte adaptado é uma proposta que visa oferecer estímulos motivacionais para auxiliar no desenvolvimento de alunos com deficiência, a partir de qualquer modalidade esportiva é possível perceber melhoras no sistema motor dos alunos, na auto-estima, na autonomia,  nas atividades diárias, na agilidade,  e também na saúde do indivíduo, como condicionamento cardiorrespiratório. A modalidade do tênis foi escolhida por englobar um conjunto de aspectos importantes no desenvolvimento do indivíduo, como motricidade ampla, motricidade fina, deslocamento, e benefícios relacionados a saúde,porém é necessário que existam profissionais capacitados que possam aplicar um plano de aula adequado para alcançar todos os objetivos propostos na pratica esportiva. Objetivos: Construir/Adaptar estratégias de ensino e recursos pedagógicos para facilitar o ensino do tênis adaptado para pessoas com deficiências intelectuais por meio das habilidades motoras fundamentais da modalidade do tênis. Métodos: Nesse projeto foram convidados onze alunos, os quais estão sendo atendidos na APAE de Presidente Prudente.A bolsista trabalhou inicialmente uma pequena apresentação teórica para os alunos e então iniciou-se o trabalho com as habilidades motoras básicas do tênis. As habilidades são consideradas adequadas quando observado a compreensão e execução motora da mesma, sem, portanto, considerar a performance.O registro são feitos em duas tabelas, uma global com todas habilidades e adaptações, e uma especifica de cada habilidade, ambas com o registro do feedback dos alunos. Resultados: s habilidades trabalhadas até o presente momento foram: Empunhadura, Equilíbrio, e Deslocamento. Quanto à empunhadura foi constatado que 72.7% dos alunos precisaram das adaptações. Quanto ao equilíbrio 70% dos alunos necessitaram de adaptações. E quanto ao Deslocamento 84.6% necessitaram de adaptações.As adaptações têm sido construídas à medida que os alunos não realizam o movimento a partir da explicação padrão. As adaptações são registradas como efetivas quando os mesmos realizam sem dificuldades de execução ou compreensão.


Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.