Tecnologias apropriadas ao cultivo e diversificação cultural em pomares de frutíferas

Sarita Leonel, Daniela Mota Segantini, Dayana Portes Ramos Bueno, Manoel Euzébio de Souza, Marcelo Garcia Ribeiro Auricchio

Resumo


Introdução: A produção brasileira de frutas aumentou 19%, entre 2001 e 2009. A produtividade foi a principal responsável por esse incremento. Tanto a oferta quanto a demanda de frutas foram crescentes, justificando a importância do setor do ponto de vista do suprimento per capita, que é um reflexo do consumo de frutas, o qual aumentou de 113 kg/hab/ano, em 2001, para 125 kg/hab/ano em 2009, devido ao contexto atual, em que, dentro de uma proposta de vida mais saudável, a alimentação à base de frutas tem se constituído num requisito indispensável no dia-a-dia da população, prevenindo doenças e vitalizando o organismo. Objetivos: Promover o acesso ao conhecimento, por parte de alunos de graduação e pós-graduação, produtores e técnicos extencionistas, sobre os estudos referentes à adaptação edafoclimática, manejo e desempenho agronômico de diferentes frutíferas, com potencial de cultivo, na região de Botucatu, além de oferecer opções de diversificação cultural, visando obter incrementos de produção de forma sustentável. Métodos: A Faculdade de Ciências Agronômicas possui pomares didáticos, experimentais e demonstrativos nas Fazendas Lageado e São Manuel, nos quais são cultivados citros, banana, figo, pêssego, uva, manga, goiaba, abacate, acerola, abiu, lichia, macadâmia, mamão, maracujá, caqui e amora preta. Foram realizados trabalhos com adubação orgânica, manejo nutricional e da irrigação, épocas de poda, uso de produtos para a quebra de dormência. Avaliou-se o desempenho agronômico e qualidade dos frutos para adaptação ao clima subtropical.  Também foram ministradas aulas práticas de graduação e pós-graduação e foram realizadas 8 visitas aos produtores e 2 palestras, além da demonstração das áreas do projeto ao público alvo, através da realização do dia de campo sobre bananeira. Resultados: Os resultados são a realização do ensino prático e aplicado aos alunos de graduação e pós-graduação, a condução de pesquisas que resultam em orientações de iniciação científica e defesas de teses e dissertações, além do atendimento continuado às demandas de solicitações e consultas na área.  Especial destaque deve ser dado aos trabalhos com a cultura da bananeira, através dos quais foi realizado o Dia de Campo e a elaboração de um Boletim Técnico que foi distribuído aos interessados.  Também foram fornecidas 250 mudas dos cultivares que melhor se adaptaram do ponto de vista agronômico e de aceitabilidade pelos consumidores. O cultivar mais aceito foi Prata-Graúda que apresentou as melhores características de crescimento, produção e qualidade dos frutos, além das propriedades organolépticas.


Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.