Zoonoses e posse responsável: percepção e atitudes entre crianças do ensino fundamental
Resumo
Considerando a frequente ocorrência de zoonoses, principalmente entre crianças, o conhecimento sobre essas doenças e sobre posse responsável torna-se essencial sob o ponto de vista de saúde pública. Nesse sentido, a escola representa um ambiente adequado para se trabalhar conhecimentos e mudanças de comportamento, onde as crianças assumem o papel de agentes multiplicadores. O objetivo desta pesquisa foi relatar a experiência com educação em saúde em escolas de ensino fundamental e analisar os conhecimentos e atitudes das crianças sobre zoonoses e posse responsável de animais. Esta pesquisa teve como base observações e aplicação de questionários durante atividades de extensão sobre zoonoses e posse responsável em quatro escolas públicas localizadas na periferia do município de São Luís, Maranhão, no período de março de 2008 a março de 2010. Foram entrevistados 249 alunos do quinto ano do ensino fundamental e, destes, 87,1% (217) afirmaram possuir animais de estimação em suas residências. Quanto aos cuidados com os animais, as crianças disseram adotar medidas importantes como vacinação anti-rábica em campanhas nacionais, consultas ao médico veterinário e aplicação de vermífugos; no entanto, 12,9% (28), demonstraram descaso com a posse responsável dos animais ao afirmarem não tomar nenhuma medida profilática. Foi relevante o percentual de alunos 69,1% (150) que reconheceu a possibilidade de contrair alguma doença dos animais, sendo que mais da metade das crianças questionadas, cerca de 58,9% (128), citou alguma zoonose contraída por ela mesma, familiar ou conhecido. Dentre as zoonoses, foram citadas leptospirose, com 2,7% (6) de casos fatais entre familiares e/ou conhecidos dos alunos; larva migrans cutânea 39,6% (86); tungíase 9,2% (20); leishmaniose cutânea 5,5% (12); cisticercose 1,3% (3); teníase 0,4% (1). Estes dados levaram a crer que é considerável a escassez de informações sobre zoonoses e posse responsável entre as crianças pertencentes às comunidades carentes aqui estudadas. Conclui-se que a sensibilização das crianças não apenas sobre doenças transmitidas por animais, mas sobre posse responsável, constitui um instrumento importante para a promoção da saúde publica e para a redução dos riscos de transmissão de zoonoses.
Palavras-chave
Texto completo:
Artigo em PDFReferências
ALMEIDA, J. C. Livro infantil “zoonoses, bem-estar animal e guarda responsável” como
instrumento na educação e cultura em saúde pública no município de Piraquara – PR. In:
CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 35., 2008, Gramado. Anais
eletrônicos ... Gramado: SOVERGS, 2008. Disponível em:
. Acesso em:
out. 2009.
BRASIL. Lei Municipal 13.131/2001, de 18 de maio de 2001. Disponível em:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/LeiMunicipal_2001_13131_1253
pdf>. Acesso em : 30 de agosto de 2012
BRASIL. Lei Federal 9605/1998 art. 3, de 12 de fevereiro de 1998. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm.> Acesso em: 30 de agosto de 2012
BRASIL. Ministério da Saúde. Criança, adolescente e adulto jovem: documento de
referência para o trabalho de prevenção das DST, Aids e drogas. Brasília, DF, 1997.
CAPUANO, D. M.; ROCHA, G. M. Environmental contamination by Toxocara sp eggs in
Ribeirão Preto, São Paulo State, Brazil. Revista do Instituto de Medicina Tropical, São
Paulo, v. 47, n. 4, p. 223-226, 2005.
DINIZ, J. S. As condições e contradições no espaço urbano de São Luís (MA): traços
periféricos. Ciências Humanas em Revista, São Luís, v. 5, n. 1, p. 167-180, jul. 2007.
DIAS, I. C. L. GUIMARÃES, C. A.; MARTINS, D. F.; BRANDÃO, V. M.; SILVA, I. A. da; SILVA, M. I. S.
Zoonoses e posse responsável: percepção e atitudes entre crianças do ensino fundamental. Rev. Ciênc.
Ext. v.8, n.2, p.66-76, 2012.
ETTINGER, S. J. Tratado de medicina interna veterinária: moléstias do cão e do gato. 3
ed. São Paulo: Manole, 1992.
ETTINGER, S. J; FELDMAN, E. C. Tratado de medicina interna veterinária. 4. ed. São
Paulo: Manole, 1997.
GAERTNER, R.; BRANCO, J. O. Conhecimento de zoonoses pelos alunos da sexta série
do ensino fundamental, sua ligação com meio ambiente e educação ambiental. In:
SIMPÓSIO SUL BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2., 2003, Itajaí. Anais
eletrônicos ... Itajaí: UNIVALI, 2003. Disponível em: .
Acesso em: 15 jan. 2010.
KRAUSS, H. et al. Zoonosis: Infectious diseases transmissible from animals to humans.
th ed. Washington, DC: American Society for Microbiology, 2003. 456 p.
LIMA, A. M. A. et al. Percepção sobre o conhecimento e profilaxia das zoonoses e posse
responsável em pais de alunos do pré-escolar de escolas situadas na comunidade
localizada no bairro de Dois Irmãos na cidade do Recife (PE). Ciência e Saúde Coletiva,
Rio de Janeiro, v. 15, supl. 1, p. 1457-1464, 2010.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Série de informes técnicos: fomento de la salud
através de la escuela. Genebra, 1997. 106 p.
SÁ-SILVA, J. R. et al. Escola, educação em saúde e representações sociais:
problematizando as parasitoses intestinais. Pesquisa em Foco, São Luís, v. 18, n. 1, p.
-95, 2010.
SANTOS, M. G. dos et al. Educação em saúde em escolas públicas de 1º grau da
periferia de Belo Horizonte, MG, Brasil: Conhecimentos, opiniões e prevalência de
hemintíases entre alunos e professores. Revista do Instituto de Medicina Tropical, São
Paulo, v. 35, n. 6, p. 573-579, 1993.
SCHOENDORFER, L. M. P. Interação homem - animal de estimação na cidade de São
Paulo: manejo inadequado e as consequências em saúde pública. 2001. Dissertação
(Mestrado em Saúde Pública) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo,
São Paulo, 2001.
SILVA, P. L. Zoonoses Emergentes. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AVICULTURA,
, 2009, Porto Alegre. Anais eletrônicos ... Porto Alegre: Engormix, 2009. Disponível em:
.
Acesso em: 21 jan. 2010.
TOME, R. O. et al. Inquérito epidemiológico sobre conceitos de zoonoses parasitárias
para professores de escolas municipais do ensino infantil de Araçatuba - SP. Ciência em
Extensão, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 38-46, 2005.
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.