Zoonoses e posse responsável: percepção e atitudes entre crianças do ensino fundamental

Isabel Cristina Lopes Dias, Carlos Alberto Guimarães, Diego Ferreira Martins, Vivian Magalhães Brandão, Iran Alves da Silva, Maria Inez Santos Silva

Resumo


Considerando a frequente ocorrência de zoonoses, principalmente entre crianças, o conhecimento sobre essas doenças e sobre posse responsável torna-se essencial sob o ponto de vista de saúde pública. Nesse sentido, a escola representa um ambiente adequado para se trabalhar conhecimentos e mudanças de comportamento, onde as crianças assumem o papel de agentes multiplicadores. O objetivo desta pesquisa foi relatar a experiência com educação em saúde em escolas de ensino fundamental e analisar os conhecimentos e atitudes das crianças sobre zoonoses e posse responsável de animais. Esta pesquisa teve como base observações e aplicação de questionários durante atividades de extensão sobre zoonoses e posse responsável em quatro escolas públicas localizadas na periferia do município de São Luís, Maranhão, no período de março de 2008 a março de 2010. Foram entrevistados 249 alunos do quinto ano do ensino fundamental e, destes, 87,1% (217) afirmaram possuir animais de estimação em suas residências. Quanto aos cuidados com os animais, as crianças disseram adotar medidas importantes como vacinação anti-rábica em campanhas nacionais, consultas ao médico veterinário e aplicação de vermífugos; no entanto, 12,9% (28), demonstraram descaso com a posse responsável dos animais ao afirmarem não tomar nenhuma medida profilática. Foi relevante o percentual de alunos 69,1% (150) que reconheceu a possibilidade de contrair alguma doença dos animais, sendo que mais da metade das crianças questionadas, cerca de 58,9% (128), citou alguma zoonose contraída por ela mesma, familiar ou conhecido. Dentre as zoonoses, foram citadas leptospirose, com 2,7% (6) de casos fatais entre familiares e/ou conhecidos dos alunos; larva migrans cutânea 39,6% (86); tungíase 9,2% (20); leishmaniose cutânea 5,5% (12); cisticercose 1,3% (3); teníase 0,4% (1). Estes dados levaram a crer que é considerável a escassez de informações sobre zoonoses e posse responsável entre as crianças pertencentes às comunidades carentes aqui estudadas. Conclui-se que a sensibilização das crianças não apenas sobre doenças transmitidas por animais, mas sobre posse responsável, constitui um instrumento importante para a promoção da saúde publica e para a redução dos riscos de transmissão de zoonoses.


Palavras-chave


Educação. Criança. Animais. Zoonoses. Saúde Pública.

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