Saúde bucal nas escolas: relato de experiência
Resumo
A necessidade de aproximação entre acadêmicos e a realidade vivenciada pela comunidade, bem como a de educar buscando a transformação social, desde uma tenra idade, levaram ao desenvolvimento do Projeto de Extensão de Educação em Saúde Bucal, realizado nas Escolas Municipais de Educação Infantil de Araçatuba. A proposta do artigo é descrever o projeto, enfatizando os aspectos educativos, a fim de compartilhar essa experiência e refletir sobre a prática.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALMAS, K. et al. The knowledge and practices of oral hygiene methods and attendance
pattern among school teachers in Riyadh, Saudi Arabia. Saudi. Med. J, v. 24, n. 10, p.
-1091, 2003.
ALMEIDA, D. M.; CASARIN, M. M. A importância do brincar para a construção do
conhecimento na educação infantil. Cadernos de Educação, n. 19, 2002. Disponível em:
. Acesso em: 15 set. 2010.
AQUILANTE, A. G. et al. A importância da educação em saúde bucal para pré-escolares.
Rev. odontol. UNESP, v. 32, n. 1, p. 39-45, 2003.
ARCIERI, R. M et al. Percepção e atitudes de pedagogos sobre aspectos relevantes do
suso de escovas dentárias. RBPS, v. 13, n.2, p. 32-36, 2011.
BIJELLA, M. F. T. B.; BIJELLA, V. T.; FIGUEIREDO, M. C. Avaliação de um programa
odontológico, com bases educativa, preventiva e curativa, desenvolvido com préescolares durante 12 meses. Cecade News, v. 3, n. 2, p. 1-5, 1995.
BOSSA, N. A. A. Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 2. ed. Porto
Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
BRASIL. Ministério da Saúde. A promoção da saúde no contexto escolar. Rev. Saúde
Pública, v. 36, n. 2, p. 533-535, 2002.
BRASIL. Ministério da Saúde. Projeto SB Brasil 2003. Condições de saúde bucal da
população brasileira 2002-2003. Resultados principais. Brasília, DF, 2004.
CAMPOS, F. E.; BELISÁRIO, A. S. O programa da Saúde da Família e os desafios para a
formação profissional e a educação continuada. Interface - Comunic, Saúde, Educ, v.5,
n.9, p. 133-142, 2001.
CASTRO, L. A. et al. A influência do perfil materno na saúde bucal da criança: relato de
caso. J. Bras. Odontopediatr. Odontol. Bebe, v.5, n.23, p.70-74, 2002.
COSTA, I. C. C.; FUSCELLA, M. A. P. Educação e saúde: importância da integração
dessas práticas na simplificação do saber. Ação Coletiva, v. 2, n. 3, p.45-47, 1999.
EHIZELE, A.; CHIWUZIE, J.; OFILI, A. Oral health knowledge, attitude and
practicesamong Nigerian primary school teachers. Int. J. Dent. Hyg., v. 9, n. 11, p. 254-
, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Ed. Unesp, 2001.
GARBIN, C. A. S. et al. Oral health in schools: promoting health agents. Int. J. Dent. Hyg.,
v. 7, n. 3, p. 212-216, 2009.
GARCIA, M. A. A. Knowledge, action and education: teaching and learning at healthcare
centers. Interface - Comunic, Saúde, Educ, v. 5, n .8, p.89-100, 2001.
GOEL, P. et al. Evaluating the effectiveness of school-based dental health education
program among children of different socioeconomic groups. J. Indian Soc. Pedod. Prev.
Dent., v. 23, n. 3, p. 131-133, 2005.
GUIMARÃES, A. O. et al. As origens, objetivos e razões de ser da odontologia para
bebês. J. Bras. Odontopediatr. Odontol. Bebe, v. 6, n. 29, p. 83, 2003.
LIMA, K. C. et al. Relevância clinica do conceito de transmissibilidade da cárie dental. J.
Bras. Odontopediatr. Odontol. Bebe, v. 5, p. 113, 2002.
MACNAB, A.; KASANGAKI , A. 'Many voices, one song': a model for an oral health
programme as a first step in establishing a health promoting school. Health Promot Int.
http://heapro.oxfordjournals.org/content/early/recent
MASTRANTONIO, S. D. S.; GARCIA, P. P. N. S. Programas educativos em saúde bucal:
revisäo da literatura. J. Bras. Odontopediatr. Odontol. Bebe, v. 5, n. 25, p. 215-22, 2002.
NARVAI, P. C. Saúde bucal e incapacidade bucal. Jornal do Site Odonto, ano 3, n. 45,
Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2010.
SANTOS, K. T.; GARBIN, A. J. I.; GARBIN, C. A. S. Saúde bucal nas escolas: relato de experiência. Rev.
Ciênc. Ext. v.8, n.1, p.161-169, 2012.
OHARA, S. et al. Evaluation of school-based dental health activities including fluoride
mouth-rinsing in Hiraizumi, Japan. J. Med. Dent.Sci., v. 47, n. 2, p. 133-141, 2000.
PAULETO, A. R. C. et al. Saúde bucal: uma revisão crítica sobre programações
educativas para escolares. Cien Saude Colet, v. 9, n. 1, p. 121-130, 2004.
PEREIRA, A. P. Avaliação do programa de Educação em Saúde Bucal da Faculdade de
Odontologia de Araçatuba. 2002. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Odontologia de
Araçatuba, Universidade Estadual Paulista, Araçatuba, 2002.
PINTO, V. G. Saúde bucal coletiva. 4. ed. São Paulo: Santos, 2000.
REBELLO, S. et al. Student views on drugs in the use of an educational game. Interface -
Comunic, Saúde, Educ, v.5, n.8, p.75-88, 2001.
SALIBA, N. et al. Programa de educação em saúde bucal: a experiência da Faculdade de
Odontologia de Araçatuba – UNESP. Odontologia. Clín.-Científ., v. 2, n. 3, p. 197-200,
SANTOS, K. T.Educação em saúde bucal na escola: uma análise dos sujeitos envolvidos
no processo. 2009. 140f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Odontologia de Araçatuba,
Universidade Estadual Paulista, Araçatuba, 2009.
SANTOS, K. T.; GONÇALVES, C. M.; CARVALHO, R. B. O PET-Saúde como instrumento
de re-orientação do ensino em odontologia: a experiência da Universidade Federal do
Espírito Santo. Revista da ABENO, v. 11, n. 1, p. 96-97., 2011.
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.