Reeducação Alimentar no Programa de Saúde da Família: Relato de Experiência.

Luiza Cristina Godim Domingues Dias, Milena - Fioravante, Juliana de Fátima Zacarin, Tássia do Vale Cardoso Lopes,

Resumo


As condições atuais de peso da população revelam que o sobrepeso e obesidade tornaram-se um problema de Saúde Pública. O presente trabalho é um estudo descritivo cuja proposta é relatar a experiência de implantação de um Grupo em reeducação alimentar composto por pessoas obesas e com sobrepeso, no Programa de Saúde da Família. Participaram do estudo 15 pessoas, sendo 14 do sexo feminino, com idade média de 50 anos.Da totalidade dos participantes, 4 apresentaram mensuração da pressão arterial compatível com hipertensão e 2 pessoas tiveram resultados positivos para diabetes.Quanto a avaliação de peso, de acordo com o IMC, foi detectado que 5 participantes tinham sobrepeso, sendo 4 do sexo feminino e um do sexo masculino. Em relação à obesidade entre as mulheres, notou-se os seguintes resultados: 6, 3 e 1 nos graus I, II e III, respectivamente.As estratégias utilizadas favoreceram uma média de perda de peso de 6,5 kg ao longo do período em que aconteceu o grupo, bem como permitiram reflexões sobre a condição alimentar e nutricional promovendo, com isto, uma melhora na qualidade de vida dos participantes. Diante de tais observações, recomenda-se que o Grupo continue a ser monitorado pela equipe de profissionais responsáveis pela sua implantação.

Palavras-chave


Programa de Saúde da Família, reeducação alimentar, sobrepeso, obesidade.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.