Estágio supervisionado e extensão universitária em contexto hospitalar

Francy Sousa Rabelo, Maria José Albuquerque Santos

Resumo


Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência desenvolvida pelo Projeto de Extensão “Estudar, uma ação saudável: construindo uma pedagogia hospitalar” e sua relação com a disciplina de Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão. Discute-se sob o viés da Extensão Universitária, o papel do Estágio Supervisionado na formação do professor. As atividades foram desenvolvidas por alunos estagiários da Unidade Materno Infantil, no Hospital Universitário Presidente Dutra, no atendimento de cerca de 50 crianças/adolescentes com idade entre 2 e 15 anos. Adotando uma metodologia lúdica, os estagiários complementaram as atividades com conteúdos escolares que favoreceram a integração da criança ao ambiente hospitalar sem desvinculá-las do processo educativo, ao mesmo tempo que valorizaram espaços não formais para a atuação do pedagogo.


Palavras-chave


Estágio Supervisionado. Extensão Universitária. Docência. Ambiente Hospitalar.

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