Condutas tomadas pelos enfermeiros, relacionadas ao procedimento de sondagem vesical

Maria Virgínia Martins Faria Faddul Alves, Claudia Helena Bronzato Luppi, Cybelle Paker

Resumo


Introdução: A infecção do trato urinário (ITU) é inflamação das vias urinárias com sintomas associados e presença de bactérias na urina. A ITU é responsável por 35 a 45% de todas as infecções hospitalares (IH) adquiridas. A grande maioria dos casos, 80% de ITU, está relacionada com a cateterização vesical, e entre os pacientes hospitalizados 10% são expostos a este procedimento (RODRIGUES, 1997). Objetivo: identificar os aspectos epidemiológicos da ocorrência de infecção hospitalar e verificar as providências tomadas pelos enfermeiros das unidades de internação para controlar a infecção urinária. Material e Método: A coleta de dados foi realizada atravésde entrevista semi-estruturada, utilizando um questionário. Foram entrevistados 15 enfermeiros responsáveis pelas enfermarias do hospital universitário. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa - OF 272/20004 CEP. Resultados: Foi verificado que a topografia mais freqüente era a respiratória, com 42,1% dos casos, seguido da infecção comunitária e urinária, ambas com 15,8%, pele e partes moles com 10,5% das respostas e posteriormente infecção de sistema reprodutor, sítio cirúrgico e infecção peritoneal igualmente com 5,3% das respostas. Cerca de 73,3% dos enfermeiros sabiam quais eram os índices de infecção hospitalar relacionados a sondagem vesical de sua enfermaria. O hospital tem uma CCIH atuante nas diversas enfermarias, inclusive notificando-as em relação as infecções. Quanto aos aspectos que os enfermeiros consideravam mais importantes para a ocorrência da infecção urinária, 33,3% deles responderam que a duração da cateterização tinha uma grande influência; 21,2% consideraram que erros na manipulação do catetercolaboraram para aumentar os índices de infecção e 18,2% relataram que a gravidade da patologia de base do paciente agravava o quadro de sondagem. As medidas alternativas utilizadas para prevenir a infecção urinária foram que 29,7% dos enfermeiros estão fazendo uso de avaliação constante do cateter; outros 29,7% estão utilizando sistema de drenagem fechado; 21,7% utilizam a limitação do uso do cateter; 16,2% realizam treinamento dos profissionais e 2,7% responderam que orientavam o paciente sobre a sua higiene íntima.Conclusões: Os enfermeiros demonstraram que estão tomando algumas atitudes de prevenção e de tratamento adequados quanto ao risco e benefícios do procedimento de sondagem vesical, direcionando assim a individualização dos cuidados de enfermagem. Podemos destacar ainda que, as medidas de prevenção e as medidas alternativas ao uso do cateterismo se equivalem, sendo assim, o enfermeiro poderá estar prevenindo ocorrência das ITU's.


Palavras-chave


Infecção hospitalar. Sondagem vesical. Condutas.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.