Educação ambiental aplicada como instrumento de integração universidade-sociedade: experiências em Rosana-Sp

Edson Luís Piroli, Vanessa Ramos dos Santos

Resumo


O município de Rosana está localizado no Pontal do Paranapanema, extremo oeste do estado de São Paulo, entre os rios Paraná e Paranapanema. A região onde o mesmo está inserido é considerada uma das mais pobres do Estado de São Paulo. Em função disso, e buscando contribuir para a melhora nos índices de qualidade de vida e ambiental, este projeto foi proposto no ano de 2004, teve início em 2005 e término em 2008. Sua principal finalidade foi de contribuir para o desenvolvimento da consciência ambiental por parte da comunidade do município, como forma de agregar valores para melhorar a situação sócioeconômica da população de maneira sustentada, sobretudo dos alunos matriculados nos ensinos básico, fundamental, médio e superior do município. O objetivo geral foi de desenvolver atividades de educação ambiental fornecendo suporte a ações que visassem criar consciência da importância da preservação e da recuperação ambiental no município de Rosana e região. Como objetivos específicos, o projeto buscou o desenvolvimento da consciência sobre a importância da separação dos resíduos sólidos domésticos pela comunidade; organização dos catadores para coleta dos resíduos sólidos; promoção da educação ambiental nas trilhas ecológicas do município e o desenvolvimento de atividades nas datas alusivas ao meio ambiente. Estas ações foram desenvolvidas em quatro frentes de trabalho: organização das informações relativas à coleta seletiva de resíduos sólidos, organização da comunidade para separação dos resíduos sólidos nas residências, educação ambiental na trilha ecológica com palestras sobre o ecossistema local, palestras em escolas do município com elaboração de material educativo e orientação dos professores para o trabalho sobre o tema, e desenvolvimento de atividades comemorativas nas datas dedicadas ao meio ambiente, com programação e planejamento das atividades desenvolvidas em cada data. Os resultados obtidos foram o atendimento de 1.880 pessoas nas 28 palestras realizadas nas escolas do município com as atividades de educação ambiental, atendimento de 750 pessoas nas trilhas ecológicas e no pomar do câmpus da UNESP, a elaboração dos calendários anuais das datas alusivas ao meio ambiente e o plantio de 400 mudas de espécies nativas da região durante as atividades desenvolvidas. Foram atendidos ainda, vários catadores de resíduos sólidos, e, a partir do início das atividades da UNATI (Universidade Aberta da Terceira Idade), foram desenvolvidas atividades de caminhadas na trilha das Três Rampas e oficina de produção e manejo de bonsais com os alunos da UNATI.

Palavras-chave


Educação Ambiental. Gerenciamento de resíduos sólidos. Trilhas ecológicas

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Referências


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