Edema do membro superior e sinais de depressão: a fisioterapia pode ajudar os pacientes em hemodiálise?

Andréa Jeanne Lourenço Nozabieli, Marcela Regina de Camargo, Cristina Elena Prado Teles Fregonesi, Susimary Aparecida Trevisan Padulla, Regina Coeli Vasques de Miranda Burneiko

Resumo


Frequentemente, os portadores de doença renal crônica (DRC) apresentam depressão como sintoma associado. Esta co-morbidade pode ocorrer devido a inúmeros fatores decorrentes da enfermidade ou de suas consequências. Além disso, essa população é submetida à hemodiálise, para qual é necessária a construção de uma fístula arteriovenosa, que acaba por gerar um edema generalizado no membro superior. O quadro geral pode levar a dificuldades para realização de tarefas cotidianas, piorando a qualidade de vida. Diante disso, este estudo propôs verificar se o fato dessa população estar inserida em um programa contínuo de fisioterapia pode ter relação com o quadro de edema no membro superior e de sinais de depressão. Para tanto, foram avaliados 84 doentes renais crônicos, distribuídos em dois grupos: GF – portadores de DRC inseridos no programa de fisioterapia e GC – portadores de DRC sem tratamento fisioterapêutico. Aplicou-se o teste de homogeneidade de contingências dos grupos. Foram encontradas diferenças significantes para todas as condições avaliadas (edema, depressão e ambas), tanto em conjunto quanto isoladamente. Assim sendo, a prática regular de fisioterapia está associada a uma menor frequência de edema do membro superior e sinais de depressão em portadores de DRC.

Palavras-chave


Fisioterapia. Edema. Depressão. Insuficiência Renal Crônica.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.