A articulação entre trabalhadores, universidade e poder público na constituição de um empreendimento econômico solidário

Lucas Bittencourt Alves, Carlos André Coelho da Rocha, Carlos Rodrigues Ladeia, Ana Maria Rodrigues de Carvalho

Resumo


Introdução: A organização coletiva em empreendimentos econômicos solidários é uma alternativa de enfrentamento ao desemprego, gerado pela globalização e políticas neoliberais. Essa forma de organização, baseada em valores democráticos, cooperativos e solidários, estimula os trabalhadores a realizarem não somente as atividades de trabalho, mas também a desenvolver opiniões críticas e relações éticas no empreendimento. A produção de novas relações sociais, orientadas pelo estímulo à participação ativa e à valorização humana, conjuga-se com a capacidade de produção e sustentação do empreendimento, provendo o sustento dos trabalhadores. Objetivos: Este trabalho tem por objetivo relatar e refletir sobre a experiência de constituição da Associação Quataense de Catadores de Materiais Recicláveis - ASQUARE, em Quatá - SP, enfocando a articulação entre esses trabalhadores, a Incubadora de Cooperativas Populares da Unesp – Núcleo de Assis e o poder público local. Métodos: O processo de constituição do empreendimento contou com a participação direta da equipe da Incop Unesp, projeto apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão – PROEX. As estratégias participativas adotadas baseiam-se nos princípios da Educação Popular e na perspectiva da Psicologia Sócio-Histórica. Além dos encontros sistemáticos desenvolvidos com o grupo para a sua organização, a equipe prestou assessoria ao poder público local na implementação de políticas públicas, visando à implantação da coleta seletiva solidária com a inclusão de catadores. Outra participação fundamental no processo foi a de representantes do Comitê Regional dos Catadores, compartilhando experiências e divulgando os princípios do Movimento Nacional de Catadores. Resultados: O trabalho desenvolvido surgiu da demanda apresentada à Incubadora, pelo CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, visando à geração de trabalho e renda aos catadores. A articulação entre as instituições referidas e os catadores resultou na implantação da Coleta Seletiva Solidária em toda a área urbana e na constituição e formalização da ASQUARE, gerando catorze postos de trabalhos. Além dos benefícios ambientais, possibilitou aos catadores melhores condições de trabalho, pois passaram a ter acesso direto aos recicláveis, recolhidos nos domicílios, sem ter contato com o lixo. Com a infra-estrutura garantida pela Prefeitura, o grupo também passou a enfardar seus materiais, melhorando as comercializações e a renda do grupo. Outro resultado importante refere-se à valorização que aqueles catadores vêm dando ao trabalho coletivo, sentindo-se mais fortalecidos para enfrentarem o cotidiano. O reconhecimento que a população tem demonstrado pelo importante trabalho que vêm desenvolvendo na cidade, tem contribuído para melhorar a auto-estima dos catadores.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.