Atenção odontológica às crianças da zona rural da cidade de Araraquara-SP

Angela Cristina Cilense Zuanon, Cyneu Aguiar Pansani, Fábio César Braga de Abreu e Lima

Resumo


Introdução: A doença cárie constitui um problema de saúde pública e muito se tem feito para controlar sua instalação e evolução. Em áreas de difícil acesso, os meios de tratamento e de comunicação são escassos, aumentando ainda mais a gravidade da doença. Desta forma, atender indivíduos localizados nestas regiões constitui um desafio para o profissional da saúde que busca o bem estar e qualidade de vida a população. Objetivos: Promover saúde bucal e geral às crianças e gestantes do Assentamento Bela Vista, zona rual da cidade de Araraquara (SP) por meio de atividades educativas, preventivas e curativas e oferecer ensino diferenciado aos alunos do curso de graduação. Métodos: Foram realizados procedimentos curativos no posto de saúde do próprio local os quais incluíram endodontia, cirurgia, dentística restauradora, periodontia e prevenção, todos realizados por acadêmicos das 7ª e 8ª séries, supervisionados pelo professor responsável. Os atendimentos clínicos ocorreram todas as quartas-feiras, nos períodos de manhã e tarde com atendimento de aproximadamente 10 crianças ao dia. As atividades preventivas clínicas foram realizadas por meio da aplicação de selantes, flúor, escovação supervisionada e profilaxias. As atividades educativas foram realizadas semanalmente nos domicílios, com a presença dos cuidadores das crianças, quando foram realizados exames clínicos, instruções sobre dieta e higiene bucal, escovação supervisionada (as crianças receberam kits para higienização) e encaminhamento para tratamento restaurador quando necessário. Resultados: No período de março a julho de 2009 foram atendidas no posto de saúde 70 crianças, as quais receberam um total de 339 procedimentos clínicos curativos e preventivos. Os procedimentos educativos domiciliares ofereceram para as crianças e seus familiares, motivação e conhecimento sobre os cuidados básicos para a promoção de saúde geral e sobre os procedimentos a serem adotados para a manutenção da saúde bucal. Todos os alunos do curso de graduação envolvidos adquiriram experiência com as particularidades e cultura da população local assim como as condições diferenciadas de tratamento, importantes para sua formação profissional e humana. Pode-se observar que as crianças assistidas ficaram, em grande parte, com a cavidade bucal adequada às condições de saúde e que estas e seus familiares possuem conhecimento quanto às atitudes a serem tomadas para a promoção e manutenção da saúde bucal. Embora a população assistida tenha adquirido boas condições e conhecimento sobre saúde bucal, há necessidade de atuação efetiva do programa, pois a conscientização e mudanças de hábitos ainda devem ser intensificadas.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.