Elaboração de vídeo didático para o ensino interdisciplinar da compostagem: um suporte para profissionais da educação infantil

Caio Favrin, Richardson Barbosa Gomes da Silva, Roberto Lyra Villas Boas

Resumo


Introdução: Por dia, o Brasil produz cerca de 250.000 toneladas de lixo. Desse total, 60% corresponde a resíduos orgânicos passíveis de serem compostados, ou seja, transformados em adubo orgânico e utilizados, principalmente, nas hortas e na produção de mudas. Com esta prática sustentável, alguns benefícios podem ser verificados, como: redução considerável do volume de lixo encaminhado aos aterros sanitários e lixões e aumento da capacidade de infiltração de água no solo, reduzindo a erosão. No entanto, verifica-se atualmente que, infelizmente, a compostagem é um processo ainda pouco praticado no país, fazendo-se necessária a criação de novos mecanismos de difusão e popularização desse conhecimento na sociedade. Objetivos: Nesse sentido, buscou-se elaborar um vídeo instrucional para orientar profissionais da educação infantil no ensino interdisciplinar do processo de compostagem. Métodos: Para elaboração do vídeo didático, todo material áudio-visual utilizado foi obtido concomitantemente à execução do projeto de extensão intitulado “Educação ambiental com crianças até 6 anos: compostagem de resíduos de cozinha e sua utilização”, realizado em 2008 no Centro de Convivência Infantil (CCI) - Lageado da UNESP de Botucatu por estudantes de graduação da unidade. A elaboração do vídeo foi dividida em 3 fases: 1) filmagem de cada atividade do projeto, com uma câmera digital, constituindo um banco de vídeos, áudios e imagens, 2) elaboração do roteiro do vídeo didático, 3) edição do material áudio-visual obtido, por meio do software Windows® Movie Maker versão 2.1. Resultados: O trabalho resultou num vídeo no formato DVD com o título “Educação ambiental com crianças até 6 anos: compostagem de resíduos de cozinha e sua utilização”, tendo 45 minutos de duração, onde o conteúdo foi dividido em 10 capítulos, sendo eles: gincana com materiais recicláveis, coleta e separação do lixo, visita ao aterro sanitário de Botucatu-SP, introdução ao processo de compostagem, atividades lúdicas e artísticas sobre compostagem, picagem do material para compostagem, ação dos microorganismos na matéria orgânica, principais fatores que afetam a compostagem, semeadura e utilização do composto e encerramento com a participação dos pais das crianças. Após a gravação dos discos, efetuou-se sua divulgação junto aos CCI da UNESP e escolas infantis públicas e privadas da cidade de Botucatu. Desse modo, devido à crescente demanda por novos materiais didáticos na área educacional, o vídeo produzido caracteriza-se como uma ferramenta importante na orientação de profissionais da educação infantil que almejam ensinar o processo da compostagem, facilitando, dessa maneira, o processo de internalização e aceitação das temáticas por parte da criança.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.