União Pró-Tietê - Observando o Rio Sorocaba – monitoramento da qualidade da água e conscientização do público jovem

Humberto José Camargo Filho, Vinicius Coimbra, Cassia Zanetti, Rafael Valle, Viviane Moschini Carlos

Resumo


Introdução: O projeto “Observando O Tietê”, da SOS Mata Atlântica, que trata do tema dos Recursos Hídricos, surgiu em 1991 com uma ferramenta inovadora de educação ambiental, que visa envolver a sociedade civil organizada na recuperação ambiental dos rios através do monitoramento participativo da qualidade da água. Desde 2006 a Rede de Educação Ambiental UNESP Sorocaba – REAUSo – em parceria com a SOS Mata Atlântica, participa do projeto, sendo responsável pelo monitoramento na cidade de Sorocaba. Com a intenção de aprofundar a discussão sobre a qualidade da água e o consumo sustentável, além de difundir a experiência e aprendizado adquirido para outros jovens, foi criado o projeto “Observando O Rio Sorocaba”. Objetivo: Baseado no princípio “Jovem educa Jovem”, o projeto tem como objetivo aproximar a comunidade, jovem principalmente, dos problemas como a poluição dos rios e a escassez de água potável, já que o distanciamento e descaso do dia-a-dia da população geram tais problemas.Ainda, visa inserir conceitos e práticas de responsabilidade socioambiental em seu público alvo (alunos, professores, funcionários e comunidade), a ponto de gerar novos agentes multiplicadores. Métodos: A metodologia adotada no projeto União Pró-Tiete visa descentralizar o monitoramento dos rios, sendo cada um dos grupos responsável pelo seu rio. O cronograma do projeto abrange desde a sensibilização até a capacitação de alunos do ensino médio, fundamental e universitários como agentes multiplicadores que irão monitorar a qualidade da água do Rio Sorocaba, junto ao projeto “Observando Os Rios”. A conscientização será feita através da realização de coletas no rio, observação sistemática do ambiente e posterior análise da qualidade da água do Rio Sorocaba. Utilizar-se-á o kit cedido pela fundação SOS Mata Atlântica além de atividades dinâmicas sobre o assunto, visando formar cidadãos conscientes e, especialmente, trazer informações sobre a situação dos rios, os problemas relacionados à escassez, à necessidade de um consumo consciente, viabilizando a integração de toda a comunidade com a proteção da área. Resultados: Desde o inicio do projeto foram realizadas 46 coletas e análises da qualidade da água do Rio Sorocaba, que podem ser acessados no site http://www.rededasaguas.org.br. Foram capacitados aproximadamente 50 alunos das Universidades Unesp e UFSCar a realizarem as coletas e monitorarem a qualidade da água do rio Sorocaba, foram realizadas palestras e mini-cursos sobre o projeto na própria universidade e em outras instituições da região de Sorocaba. Também foi realizado um trabalho de educação ambiental na E.E. Arthur Cyrillo por 6 meses com 40 crianças. A partir de setembro será iniciado um trabalho na E.E. Escola Flávio de Souza com 4 turmas de 40 alunos.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.