A afirmação da cultura africana como parte integrante da cultura brasileira

Luís Gustavo de Freitas Dias

Resumo


Introdução: Retirar um povo de seu país através de formas desumanas, utilizando a teoria de que esse povo, por causa da cor de sua pele, eram tidos como infiéis e por isso mereciam ser escravos, é uma forma bruta de imposição cultural do ocidente. Mesmo diante de toda o sofrimento que esse povo passou, ainda sim conseguiram manter sua cultura, que está incrustada em nossa sociedade, as vezes nem percebemos. Através deste projeto buscamos um maior entendimento sobre o legado que a cultura africana nos deixou, diante de toda a pluralidade que forma o Brasil, pois os negros deram a sua importante contribuição, que foi e é até hoje muito relevante. Objetivos: Através de manifestações da cultura africana no Brasil, mostrar a riqueza cultural que nos é oferecida. Remontando a grande interação que os Negros tinham com a natureza, bem como os índios brasileiros. Passar valores de preservação e respeito ao meio ambiente. Mostrar influência na música popular brasileira, na pintura, na dança, pois vários artistas defendem a cultura afro, no país. O Candomblé no Brasil ultrapassou o título de religião, pois passou a ser difundido, através de ritmos, dos tambores e das batucadas utilizadas no Terreiro, do molejo das danças de adoração, portanto pertence a cultura brasileira como o retrato de um povo e precisa ser valorizado diante de toda a riqueza que nos oferece. No final serão apresentados trabalhos realizados dentro dessa temática. Métodos: Com o intuito de mostrar uma visão diferenciada e alternativa a convencional, nos apoiamos na “Teoria das inteligências múltiplas” de Howard Gardner. Através de diferentes elementos expositivos e práticos bem como: pinturas, vídeos, poesias, musica, dança, dramatizações, conseguir embasar o conhecimento e torná-lo tão interessante quanto é. Mostrando a compreensão do que é ser Negro, ressaltando valores ai embutidos, e assim trabalhar com pré conceitos existentes, fazendo um histórico da chegada dos Negros no Brasil, passando pelas atrocidades cometidas na escravidão – levando em conta que a cultura se mantinha viva mesmo diante do sofrimento- a abolição, a situação do negro na sociedade moderna e o candomblé como parte da cultura brasileira difundido amplamente através da música popular brasileira. O educando será incitado a produzir algum material, podendo utilizar-se, das linguagens apresentadas. Resultados: Esse ano, começamos o trabalho em Maio. Os adolescentes tinham uma visão bastante preconceituosa. Ao decorrer do projeto a turma foi se rendendo e passando a entender a cultura como um todo e o negro fazendo parte dela, reconheceram elementos da cultura negra na sociedade que eles desconheciam. O caminho para a valorização e sobretudo tolerância cultural não é tão penoso, basta força de vontade.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.