Projeto Núcleo de Ensino – roteiro para um gibi educativo sobre hipertensão

Bruna Klassa Cardoso, Alexandre Katsuyoshi Kiyomura, Marcela Grosseli, Maria José Queiroz de Freitas Alves

Resumo


Introdução: A hipertensão, caracterizada pela elevação da pressão arterial sistêmica, é uma doença crônica, multifatorial e considerada como um dos fatores de risco cardiovasculares mais comuns, apresentando altos índices de mortalidade. A importância em conhecer e entendê-la está no fato de que ela pode comprometer silenciosamente órgãos como o coração, cérebro, rins e olhos, trazendo muitas complicações. Estima-se que no Brasil, 1 em cada 5 pessoas pode desenvolver hipertensão. O estilo de vida como maus hábitos alimentares, sedentarismo, estresse, abuso de álcool e outras drogas são fatores que podem levar à hipertensão, sendo esta, portanto, considerada um fator de risco mutável. Dessa forma, a educação em saúde faz-se imprescindível para prevenir e tratar essa doença. Objetivos: os argumentos acima justificam a elaboração de material educativo sobre essa doença, a fim de fornecer informações básicas sobre processos fisiológicos sobre pressão arterial e cuidados com a hipertensão de uma maneira eficaz e inovadora. Métodos: aplicação de um questionário com 10 questões (múltipla escolha e questões abertas), sobre o tema hipertensãoaos alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Cevila, localizada na cidade de Botucatu. Os resultados foram tabulados e analisados, servindo de base para a construção de gibi ilustrado e educativo. Resultados: Um roteiro de gibi baseado nas principais dúvidas dos alunos em relação à hipertensão. O escopo da editoração do gibi envolve 8 personagens: A - consumidor de álcool em grandes quantidades, F - fumante, G – uma menina acima do peso e sedentária, N - menina da raça negra, C - menino com familiar hipertenso, Dr. – médico , P - professor de educação física, X - Alunos coadjuvantes. A história se passa na aula de educação física onde o professor e o médico, propõem uma avaliação de saúde aos alunos. Eles medem então a pressão arterial e notam uma elevação da mesma em 5 alunos. A partir daí, seguem para o consultório do médico para descobrirem o porquê desse aumento na pressão, o mecanismo da doença e quais as medidas preventivas e de tratamento que irão realizar. Conclusão: A elaboração de um material educativo no formato de gibi, com uma abordagem moderna do assunto, visando fixar o conhecimento adquirido de maneira mais eficaz. O gibi será confeccionado será entregue aos alunos da Escola Estadual Cevila.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.