A Lenda Alenta: (re) contando histórias

Jamile Coutrim Dalri

Resumo


Introdução: A lenda Alenta: (re) contando histórias é um projeto de inclusão sócio-cultural, que visa proporcionar a crianças carentes o acesso a um dos bens culturais de nossa sociedade: a literatura. As crianças através da construção do hábito de leitura passam a apropriar-se da principal ferramenta para sua autonomia crítica e formação de sua cidadania, permitindo uma melhor percepção do mundo em que ela está inserida. Objetivos: O objetivo do projeto é proporcionar a crianças carentes uma possibilidade de inclusão cultural, por meio do contato com obras literárias infantis de qualidade. Assim como, fornecer às crianças os rudimentos da estrutura narrativa, visando à possibilidade de dar a voz a essa população socialmente excluída. Fazer ver às crianças, de maneira lúdica, que a leitura do mundo passa pela leitura de várias linguagens, estabelecendo pontes entre a linguagem verbal escrita, oral, a linguagem gestual e plástica. Em relação aos discentes do curso de Comunicação Social, o objetivo é levá-los à utilização de meios de comunicação não-midiáticos, proporcionando-lhes o contato direto com o público, contribuindo assim para a desautomação de suas atitudes perante o receptor. Além disso, pretende-se levá-los a uma maior conscientização com relação a problemas de ordem social, contribuindo dessa forma para que se tornem profissionais úteis à comunidade. Métodos: Sob a coordenação da Profª Dra. Maria do Carmo Almeida Corrêa, o projeto, é executado por dez alunos do curso de Comunicação Social da FAAC- Unesp, Bauru. Todos eles participam de uma reunião semanal com duração de duas horas, a fim de adquirir embasamento teórico sobre o papel da literatura na formação da consciência individual e social, além de esclarecimentos sobre metodologia de leitura e de contação de histórias. Concomitantemente a isso, os alunos atuam como intermediários entre a literatura e a clientela, por meio de visitas semanais a duas instituições que atendem crianças carentes na faixa de seis e onze anos. Nessas visitas, as crianças passam a ter contato com a literatura (primeiro passo na formação do hábito de leitura) e passam a adquirir de forma lúdica, conhecimentos sobre linguagem, narratividade e poesia. Resultados: Apesar de ainda ser cedo para sistematizar os resultados, já se percebe um maior interesse por parte das crianças em relação aos livros. Elas já se interessam espontaneamente pela leitura livre, a qual fazem individualmente e algumas delas já conseguem produzir seu próprio texto. Além disso, em seu período vigente, o Projeto já vem sendo divulgado pela rádio UNESP FM, pela web rádio e web TV da FAAC, e por meio de jornalismo impresso, como o COMUnesp.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.