Inclusão digital para os alunos da UNATI – UNESP/MARÍLIA

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Ana Maria Jensen Ferreira da Costa Ferreira, Fernando Luiz Vechiato, Laura Akie Saito Inafuko, Odília Barbosa Ribeiro

Resumo


Com o intuito de proporcionar ambientes de inclusão social por meio do compartilhamento de experiências e conhecimentos, a UNESP abriu suas portas e criou o projeto de extensão universitária Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), oferecendo atividades e cursos para idosos. São destacados os cursos de informática oferecidos pela UNATI – UNESP – Marília, os quais promovem o ensino das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) como proposta de inclusão dos alunos idosos na Sociedade da Informação. Tais cursos objetivam incluir os alunos no mundo digital por meio do uso das tecnologias e do acesso às informações relevantes de acordo com suas necessidades atuais, bem como a construção participativa de ambientes informacionais digitais. Para a aplicação da pesquisa, utilizamos a pesquisa-ação, que possibilita aos pesquisadores e participantes a identificação dos problemas e objetivos da pesquisa, bem como o planejamento e a execução das ações para sua resolução; e para a execução dessas ações são utilizados principalmente grupos focais para a discussão de como conduzi-las. Os cursos estão promovendo a inclusão digital dos idosos aos poucos, além de discussões entre pesquisadores e participantes, as quais auxiliam na construção do conhecimento de ambas as partes, bem como do conhecimento científico, o que constata a importância do tripé ensino-pesquisa-extensão no âmbito da universidade. Essas discussões também auxiliam no planejamento e no desenvolvimento de ambientes informacionais digitais específicos para idosos, visto que permitem a compreensão das percepções dos alunos em face ao acesso e uso das informações disponíveis nesses ambientes e de como estes podem contribuir para sua inclusão digital e social. Os cursos também possibilitam a integração intergeracional dos alunos da UNATI com os alunos de graduação e de pós-graduação vinculados ao curso de graduação em Biblioteconomia, ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e ao Grupo de Pesquisa–Novas Tecnologias em Informação (GP-NTI).

Palavras-chave


Inclusão digital. Idosos. Envelhecimento humano. Tecnologias de informação e comunicação. Pesquisa-ação.

Texto completo:

PDF

Referências


BALDESSIN, A. O idoso: viver e morrer com dignidade. In: PAPALÉO NETTO, M.

Gerontologia: a velhice e o envelhecimento em visão globalizada. São Paulo: Atheneu,

p.491-498.

BERTUZO, M. R. O fetiche da internet: reflexões iniciais sobre alienação e fetichização da

rede. 2000. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) –

Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília.

CARVALHO, C. B.; HORIGUELA, M. de L. M. Inserção social de idosos a partir da

escolarização básica. In: BRUNS, M. A. de T.; DEL-MASSO, M. C. S

CORDEIRO, A. P. Oficinas de teatro da UNATI (Universidade Aberta à 3.ª Idade) –

UNESP de Marília: a arte e o lúdico como elementos libertadores dos processos de

criação da pessoa idosa. 2003. 247f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de

Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2003.

DEL-MASSO, M.C.S. Relatório de Atividades do Núcleo Central UNATI – UNESP.

Relatório. Pró-Reitoria de Extensão Universitária, São Paulo. 2009. 58p.

FERREIRA, A. M. J. F. da C. Repositório da Universidade Aberta à Terceira Idade –

UNATI – UNESP de Marília. 2007. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em

Arquivologia) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista,

Marília, 2007.

FERREIRA, A. M. J. F. C.; VECHIATO, F. L.; VIDOTTI, S. A. B. G. Inclusão digital e social

de indivíduos da terceira idade por meio do uso de tecnologias de informação e

comunicação: o papel dos ambientes colaborativos. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE

PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2008, São Paulo. Anais... São Paulo, 2008,

p.1-15.

FRIEND, J. R. Website usefulness for third agers: a case study of older adults and

senior-related websites. 2001. 187p. Dissertation (Doctor of Philosofy) – Faculty of the

Curry School of Education, University of Virginia, Virginia, 2001. Disponível em:

&VInst=PROD&VType=PQD&RQT=309&VName=PQD&TS=1177687914&clientId=50423

>. Acesso em 27 abr. 2009.

GARCIA, H. D. A terceira idade e a internet: uma questão para o novo milênio. 2001.

f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e

Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2001.

IBGE. Perfil dos idosos responsáveis pelos domicílios no Brasil. Rio de Janeiro: Estudos

e pesquisas, 2002. Disponível em . Acesso em: 02 fev. 2009.

INAFUKO, L. A. S. Arquitetura da informação de web sites. 2009. 44 f. Relatório de

pesquisa (Iniciação Científica) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual

Paulista, PIBIC/CNPq, Marília, 2009.

JORDÃO NETO, A. A universidade aberta para a terceira idade da PUC-SP. A terceira

idade, v.10, n.14, p.39-43, ago. 1998.

KACHAR, V. Terceira idade e informática: aprender revelando potencialidades. São

Paulo: Cortez, 2003.

MORAN, J. M. Internet no ensino universitário: pesquisa e comunicação na sala de aula.

Revista Interface, Botucatu, v. 2, n. 3, p. 125-130, ago. 1998. Disponível em:

. Acesso em: 07 abr. 2009.

RIBEIRO, O. B. Arquitetura da informação de web sites. 2008. 76f. Relatório de

pesquisa (Iniciação Científica) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual

Paulista, PIBIC/CNPq, Marília, 2008.

______. Arquitetura da informação de web sites. 2009. 84f. Relatório de pesquisa

(Iniciação Científica) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista,

PIBIC/CNPq, Marília, 2009.

SALZEDAS, P. L.; BRUNS, M. A. de T. O corpo em transformação: a silenciosa

passagem pelo tempo. In: BRUNS, M. A. de T.; DEL-MASSO, M. C. S. Envelhecimento

humano: diferentes perspectivas. Campinas: Alínea, 2007. p.13-22.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 13.ed. São Paulo: Cortez, 2004.

TRINDADE, E. ; BRUNS, M. A. de T. Meia idade masculina: significados do

envelhecimento. In: BRUNS, M. A. T.; DEL-MASSO, M. C. S. Envelhecimento humano:

diferentes perspectivas. Campinas: Editora Alínea, 2007. p. 35-52.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Pró-Reitoria de Extensão Universitária.

Regimento do Núcleo UNESP-UNATI. Disponível em:

Acesso em: 20 mar. 2009.

VECHIATO, F. L. Usabilidade de web sites para a terceira idade no contexto da

arquitetura da informação digital. 2007. 152f. Trabalho de Conclusão de Curso

(Graduação em Biblioteconomia) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade

Estadual Paulista, Marília, 2007.

VECHIATO, F. L.; VIDOTTI, S. A. B. G. Avaliação da usabilidade de ambientes

informacionais digitais sobre envelhecimento humano no contexto da arquitetura da

informação: aplicação de avaliação heurística e testes de usabilidade com usuários

idosos. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO,

, São Paulo. Anais... São Paulo, 2008, p.1-13.

VERAS, R. P. Atenção preventiva ao idoso – uma abordagem de saúde coletiva. In:

PAPALÉO NETTO, M. Gerontologia: a velhice e o envelhecimento em visão globalizada.

São Paulo: Ed. Atheneu, 2002. p.383-393.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.