Inclusão digital para os alunos da UNATI - UNESP/Marília

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Ana Maria Jensen Ferreira da Costa Ferreira, Fernando Luiz Vechiato, Laura Akie Saito Inafuko, Odília Barbosa Ribeiro

Resumo


Para proporcionar ambientes de inclusão social por meio do compartilhamento de experiências e conhecimento, a UNESP abriu suas portas e criou o projeto de extensão universitária Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), oferecendo atividades e cursos voltados para o interesse de pessoas a partir dos 55 anos de idade. Destacamos os cursos de informática que promovem o ensino das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) como proposta de inclusão dos alunos idosos na Sociedade da Informação. Os cursos de informática objetivam incluir os alunos no mundo digital por meio do uso das tecnologias e do acesso a informações relevantes de acordo com suas necessidades atuais, e orientá-los sobre o uso responsável das informações disponibilizadas em ambientes informacionais da World Wide Web. Temos como objetivo também a aplicação de pesquisa com os alunos, que contribuem com sugestões para a construção de ambientes informacionais digitais que visam a inclusão digital dessa comunidade. Os métodos utilizados foram pesquisa-ação e pesquisa-participante, que estão possibilitando o cumprimento dos dois objetivos apresentados, respectivamente. Os cursos estão promovendo a inclusão digital dos idosos aos poucos, além de discussões que auxiliam nas pesquisas científicas dos professores, o que constata a importância do tripé ensino-pesquisa-extensão no âmbito da universidade. Além disso, esses cursos possibilitam a integração intergeracional dos alunos da UNATI com os alunos de graduação e de pós-graduação vinculados ao curso de graduação em Biblioteconomia, ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e ao Grupo de Pesquisa–Novas Tecnologias em Informação (GP-NTI).

Palavras-chave


Inclusão Digital. Idosos. Envelhecimento Humano. Tecnologias de Informação e Comunicação.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.