Habitação popular e arquitetura: em busca de uma qualidade projetual nas moradias

Silvana Aparecida Alves, Emília Falcão Pires, Obede Borges Faria, Luttgardes de Oliveira Neto, Ana Paula Costa Barbosa, Eduardo Tribist Correa, Érick Alexandro Tonin, Romina Paula Molina Arévalo, André Ribeiro de Souza, Roberto Franco de Godoi Filho

Resumo


Introdução: Este projeto tem como premissas garantir a qualidade de vida dos moradores de assentamentos de baixa renda em Bauru, entendendo que para isso é necessário oferecer: qualidade arquitetônica e construtiva da habitação e qualificação do espaço público. Sendo assim, a Universidade, através do Núcleo de Pesquisa em Arquitetura e Habitação de Interesse Social - ArqHab coloca a disposição da comunidade projetos gratuitos, desenvolvidos por alunos dos cursos de Arquitetura e Engenharia Civil, orientados por professores dos respectivos departamentos. Foram desenvolvidos projetos para reforma e ampliação de casas do Núcleo Habitacional Nobuji Nagasawa – Bauru 2000, juntamente com planilhas contendo quantificação dos materiais de construção e orçamento. As reformas foram e continuam sendo acompanhadas pelos integrantes do ArqHab. Para o espaço público foram desenvolvidos os projetos da Praça e das Ruas de Pedestres. Outro fato importante para o andamento do projeto foi a parceria firmada entre o ArqHab e a FACESP, com anuência da Prefeitura Municipal de Bauru, para elaboração de projetos para comunidades de baixa renda. Atualmente estão sendo desenvolvidos projetos arquitetônicos para famílias residentes em favela e que serão removidas para o Jardim Ivone. Essa obra será financiada pela CDHU e terá a participação destes moradores, portanto os projetos serão apresentados em assembléias. As obras serão acompanhadas pelo ArqHab. Objetivos: Avançar com o projeto de desfavelamento. Propor soluções alternativas para baratear os custos das construções. Melhorar a auto-estima dos moradores, à medida que participam das discussões projetuais. Proporcionar aos moradores a possibilidade de participação, e profissionalização na construção civil. Introduzir os alunos, dos cursos envolvidos, no desenvolvimento de um trabalho prático, e acesso ao conhecimento da realidade social à qual devem se interessar como projetistas. Além da oportunidade de trabalharem em parceria, complementando conhecimentos específicos de cada área. Métodos: Abrange as seguintes etapas: Levantamento do Programa de Necessidades, Levantamento Técnico da área de intervenção, Elaboração do Projeto Arquitetônico, Apresentação do Projeto à Comunidade, Quantificação de Material e Orçamento, Acompanhamento da Obra. Resultados: Tem-se como aspecto positivo a integração dos alunos de Arquitetura e Engenharia trabalhando conjuntamente para oferecer projetos com resolução espacial diferenciada e de baixo custo. Considera-se o maior avanço, o fato do grupo ArqHab, ter conquistado a credibilidade do Poder Público Municipal, da FACESP, e da CDHU, para elaborar esses projetos, buscando oferecer tipologias diferenciadas, considerando critérios de habitabilidade, funcionalidade, e conforto ambiental.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.