Eliminação de barreiras arquitetônicas na APAE-Bauru: planejamento dos espaços educacionais e de uso múltiplo

André Ribeiro de Souza, Silvana Aparecida Alves, Andréia Oliveira dos Santos

Resumo


Introdução: O ambiente construído, não pode constituir-se num espaço de exclusão social, ao contrário, devem representar um espaço de integração e convivência, permitindo a todos os indivíduos sua livre utilização. Projetar e construir ambientes sem Barreiras Arquitetônicas e oferecer a Acessibilidade é um conceito que deve abranger todo tipo de edificação e espaço urbano, além de dar respostas às necessidades de todos os cidadãos que tenham ou não qualquer tipo de deficiência física. Seguindo este raciocínio, o espaço educacional deve por princípio de igualdade ser acessível a todos, principalmente numa unidade educacional voltada ao atendimento de pessoas portadoras de múltiplas deficiências (mental e física). Portanto, este projeto busca identificar na APAE/ Bauru, as barreiras arquitetônicas, propondo as correções nos diversos ambientes existentes, de acordo com as Normas Técnicas da ABNT, e desenvolver os projetos das demais edificações solicitadas pela direção da Instituição promovendo a acessibilidade. Objetivos: Ampliar o entendimento sobre o tema, junto aos alunos do curso de Arquitetura e Engenharia Civil. Oferecer aos alunos a oportunidade de aplicar os conceitos adquiridos nas aulas, em um trabalho prático. Beneficiar todas as pessoas portadoras dos mais variados tipos de deficiência, proporcionando ambientes que atendam as Normas de Acessibilidade e principalmente as necessidades destes indivíduos, o bem estar, a segurança e, sobretudo, o direito de se locomoverem de modo independente. Métodos: Desenvolvimento de projetos arquitetônicos em etapas que abrange o Levantamento das Barreiras Arquitetônicas, Propostas para eliminá-las, Desenvolvimento de projetos para novos edifícios seguindo as Normas de Acessibilidade. Resultados: Foram desenvolvidos projetos arquitetônicos com propostas para reformas dos prédios implantados a fim de eliminar as Barreiras Arquitetônicas existente. Foi elaborado o projeto do novo Centro de Reabilitação, em fase de construção, que atenderá pacientes do SUS de Bauru e região, com estimativa para 300 pacientes/dia. Outros projetos estão em andamento e os beneficiários são todos os usuários da APAE: 400 alunos da escola, 111 funcionários, 300 pacientes/ dia, e demais portadores de deficiências física e motora que poderão usufruir do ginásio esportivo, do auditório, etc. que serão implantados a partir dos projetos arquitetônicos em desenvolvimento, e adaptados para promover a Acessibilidade e a inclusão social. Este Projeto permite aos alunos aplicar os conhecimentos adquiridos em pesquisas nesta área, em um trabalho prático, de cunho social, contribuindo para o crescimento acadêmico dos mesmos. Vale ressaltar, ainda que este projeto beneficia todos os usuários da APAE.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.