Psicologia escolar, desenvolvimento humano e sexualidade: projetos de orientação sexual em instituições educacionais

Marisa Eugênia Melillo Meira, Any Bicego Queiroz, Izabela Assis de Oliveira, Roberta Quirino Moraes, Thaís Helena Oliveira

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões construídas a partir da realização de projetos de orientação sexual desenvolvidos em escolas públicas. Partindo de um conceito de sexualidade como expressão de condições sociais, culturais e históricas nas quais os indivíduos estão inseridos, o objetivo geral destes trabalhos é o de propiciar uma visão científica, a mais ampla e profunda possível, no que diz respeito à sexualidade, além de preencher lacunas de informações, problematizar, levantar questionamentos de posições estanques e promover a ressignificação das informações e valores incorporados e vivenciados no decorrer da vida de cada criança ou jovem. Neste sentido a orientação sexual abrangeu o desenvolvimento sexual compreendido como saúde reprodutiva, relações interpessoais, afetividade, imagem corporal, auto-estima e relações de gênero e enfoca as dimensões fisiológicas, sociológicas e psicológicas da sexualidade. Diversos profissionais podem atuar como orientadores sexuais, mas neste artigo serão analisadas algumas peculiaridades que permeiam o desenvolvimento deste tipo de projeto realizado por profissionais da Psicologia. Este trabalho envolveu atividades com os alunos, a família e os professores. O trabalho com os alunos foi realizado uma vez por semana em encontros de 1h e 30 minutos no horário regular de aulas durante todo o ano letivo de 2004. Nas salas em que atuamos diretamente os professores participaram o tempo todo das atividades desenvolvidas com os alunos e de encontros semanais nos quais as atividades foram planejadas e avaliadas conjuntamente. O trabalho com as famílias foi realizado através de visitas domiciliares e de reuniões bimensais realizadas na escola. Os bons resultados obtidos reforçam a tese de que as escolas devem assumir um compromisso claro com o desenvolvimento de projetos de orientação sexual. Para tanto, é fundamental a definição de políticas públicas que possam garantir uma formação adequada para os orientadores. Neste processo as universidades, especialmente as públicas, podem desempenhar um importante papel.

Palavras-chave


Orientação Sexual. Psicologia Escolar. Sexualidade. Desenvolvimento Humano. Educação.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.