Diagnóstico da ocorrência e composição de espécies de peixes do balneário municipal de Paraguaçu Paulista, SP: proposta de melhoria da sustentabilidade da pesca esportiva

Edmir Daniel Carvalho, Ana Paula Vidotto, Igor Paiva Ramos, Ricardo André dos Santos Teixeira, José Antonio de Andrade Neto

Resumo


A colonização e ocupação dos solos do Oeste Paulista promoveram diferentes tipos de ações impactantes em ecossistemas terrestres e aquáticos, tais como desmatamento, poluição, assoreamentos de rios e adjacências que levam ao desaparecimento de muitas espécies da fauna e da flora nativa. Nos dias atuais, os estudos e programas de recuperação em ambientes aquáticos impactados por ações antrópicas são de grande importância sócio-ecológica. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a ocorrência e composição das espécies de peixes do balneário municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista (SP), e dar subsídios para a sustentabilidade da pesca esportiva. Foram efetuadas coletas de peixes em agosto/02 (período seco) e março/03 (período chuvoso) em três trechos desta represa, utilizando-se de redes de espera e picaré. Os peixes coletados foram quantificados e identificados quanto ao local de origem em nativos ou exóticos. Os resultados mostraram a ocorrência de quatro ordens, nove famílias, 11 gêneros e 12 espécies de peixes. O sagüiru-do-rabo-amarelo e o lambari-do-rabo-amarelo foram as espécies mais abundantes tanto em número quanto em biomassa. Constatou-se também a presença da espécie exótica tilápia-do-nilo neste balneário. São indicadas medidas mitigadoras relacionadas ao manejo pesqueiro sustentável para este ecossistema, redefinindo uso do solo e ocupação de seu entorno.

Palavras-chave


Peixes. Pesca esportiva. Educação ambiental. Turismo rural.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.