Prevalência da hipertensão arterial e análise de seus fatores de risco nos núcleos de terceira idade de Presidente Prudente
Resumo
A freqüência das doenças cardiovasculares (DCV) e cerebrovasculares (CV) representa importante causa da redução da capacidade física do idoso, e a mortalidade ligada a essas doenças se eleva exponencialmente após os 65 anos de vida. A Hipertensão Arterial (HA) é um dos principais fatores de risco para as DCV. Como a doença é assintomática, a necessidade de orientar a população sobre essa enfermidade é fator primordial. Assim, procurou-se verificar a prevalência da HA, correlacionando-a com os fatores de risco associados, em dez Núcleos Municipais de Terceira Idade de Presidente Prudente. Foram entrevistados 150 indivíduos, cuja pressão arterial foi aferida. Os dados colhidos mostram que essa população apresenta prevalência de HA acima dos limites esperados. Esse fato pode ser explicado pela faixa etária da população estudada e pela taxa elevada de alguns fatores de risco, reforçando a necessidade de fornecer orientações e esclarecimentos à população sobre essa enfermidade, sobre seus fatores de risco e sobre a importância da assistência médica periódica.
Palavras-chave
Idoso. Terceira idade. Hipertensão arterial.
Texto completo:
PDFRevista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.