Carta ao leitor

Loriza Lacerda de Almeida

Resumo


Caros Leitores: A máxima de que a extensão universitária é uma possibilidade de superação da dicotomia teoria – prática se comprova pela leitura do novo número da Revista Ciência em Extensão, na qual estão publicadas experiências multidisciplinares, internamente articuladas e, sobretudo, voltadas ao exercício da aplicação prática de teorias construídas pela academia. Verificamos por esta leitura que a existência da extensão na universidade é substantiva e permite forjar novos laços sociais – que se constituem a partir do envolvimento dos professores, alunos e comunidade, desta forma é que novas teias de informação são construídas, confirmando o que P. Freire sempre considerou a verdadeira ação pedagógica, ou seja, aquela que se materializa nas trocas entre diversos saberes: o científico, o prático e o de senso comum. Esta relação entre seres imbuídos de diferentes experiências e portadores de diferentes saberes, que se articulam e formam uma nova consciência só é possível dentro da extensão universitária, cuja natureza permite e facilita a aproximação entre os sujeitos sociais. Na extensão universitária é possível desenvolver metodologias participativas, criando espaços flexíveis e democráticos de desenvolvimento dos saberes, contando com a efetiva participação da comunidade, não como coadjuvante, mas sim como elemento central do processo de construção dos novos saberes, assim, a socialização e a democratização da ciência em favor das necessidades da comunidade são uma exigência e ao mesmo tempo uma possibilidade criada pela extensão. Certamente as experiências extensionistas, ao se revelarem, através da publicação de artigos científicos, explicitam uma face do trabalho universitário que ainda não está sedimentado, mas que caminha a passos largos nesta direção, especialmente porque são trabalhos de grande importância para a comunidade, permitindo que a efetiva contribuição da ciência alcance estratos sociais que demandam atenção. A extensão cria a possibilidade do estabelecimento de novos fazeres, podendo construir conhecimentos específicos a serviço da comunidade. É o que temos publicado nesta edição!

Palavras-chave


Extensão Universitária

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.