Entrevista - Paradigmas da extensão universitária

Benedito Barraviera

Resumo


Revista: Como pode se definir a extensão universitária no contexto atual, e de um mundo globalizado? BB: A Extensão universitária deve ser definida como a mola propulsora da Universidade, especialmente no mundo globalizado, pois ela tem um compromisso sério com a sociedade. O Plano Nacional de Extensão Universitária a define como “o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade ...” Diria ainda que a extensão reafirma o compromisso social da universidade promovendo ações de inserção por meio de programas e projetos, de acordo com as demandas da sociedade. Deve ser entendida ainda, como o ir e vir de docentes, alunos, servidores e pessoas da comunidade. Estes buscam a solução de problemas da sociedade em todas as áreas do conhecimento.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.