Programa de assistência ao parto e recém-nascido do município de Botucatu/SP – resultados de 1999

Adilson Lopes Cardoso

Resumo


Objetivo – Avaliar a efetividade do processo de hierarquização no Programa de Assistência ao Parto e Recém-nascido do Município de Botucatu (SP). Pacientes e métodos – Estudo prospectivo e comparativo realizado no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 1999. Foram comparados os resultados de dois serviços de assistência ao parto, conveniados ao SUS e diferenciados em nível de atenção secundária (HR-ABHS) e terciária (HC-FMB/Unesp). Foram relacionados idade materna, paridade, número de consultas e local de realização do pré-natal, tipo de parto, indicações de cesárea, idade gestacional e peso ao nascimento, índices de Apgar, razão de mortalidade materna hospitalar e mortalidade neonatal precoce. Para a análise estatística foram utilizados os testes de ?2 e de Goodman, com nível de significância de 5% (p<0,05). Resultados – A freqüência de gestantes idosas e multíparas com atendimento ao parto na rede SUS foi maior no serviço de alto risco, respectivamente, 10,4% e 33,5%, que no de baixo risco (4,0% e 21,9%). Em relação ao nível de atenção no parto, confirmou-se adequação nos índices (26,0% no HR-ABHS e 36,0% no HC-FMB/Unesp) e nas indicações de cesárea. No serviço de baixo risco, maior proporção de recém-nascidos era de termo (88,5% e 74,0%), peso adequado (89,7% e 74,4%) e não apresentava sinais de hipóxia, recebendo alta hospitalar com menos de 72 horas (95,3% e 63,0%). A ocorrência e as causas de morte materna foram compatíveis com os níveis de complexidade dos serviços e o obituário neonatal precoce foi exclusivo do atendimento terciário. Conclusão – Os resultados do Programa de Assistência ao Parto e Recém-nascido do Município de Botucatu mostram a efetividade do sistema de hierarquização, com definição adequada dos níveis de atenção secundária (HR-ABHS) e terciária (HC-FMB/Unesp).

Palavras-chave


Níveis de atenção. Assistência ao parto. Resultados maternos e neonatais.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.