Desenvolvimento de projetos: um trabalho para a integração universidade/escola técnica

Mario Susumo Haga, Douglas Domingues Bueno, Clayton Rodrigo Marqui, Leandro Cordeiro, João Antonio da Silva

Resumo


No presente artigo, apresentamos resultados de pesquisa em extensão, desenvolvida com grupos de alunos de Mecânica de uma Escola Técnica Profissionalizante explorando a pedagogia de projetos. Ao técnico também é necessário dar-lhes oportunidades para obter um desenvolvimento profissional que os capacite a criar e a julgar um projeto, desde a sua idealização até a operação de um produto final. Com estes objetivos, propusemos um trabalho com abordagens teórica/experimental da mecânica de movimentos harmônicos. Este tema é precariamente apresentado em livros e em laboratórios didáticos. Assim, propusemos projetar e desenvolver um protótipo de um sistema que permita estudar as inúmeras variáveis e situações dinâmicas que o assunto pode oferecer a partir de registros de dados experimentais. Foram idealizados, dimensionados os componentes e os desenhos feitos em Auto-CAD, incluindo os detalhes técnicos para operação dos mecanismos e confecção dos componentes em oficinas. O sistema construído foi um oscilador mecânico tipo massa-mola, versátil, contando com opções para estudar, desde o MHS, algumas oscilações sob ação de uma força alternada externa, até investigar oscilações com amortecimentos crítico, sub-crítico e supercrítico, tópicos fundamentais em diversas aplicações tecnológicas. Os dados constituídos permitem correlacionar diferentes variáveis e seus respectivos significados científico-tecnológicos, contextualizando os parâmetros físicos envolvidos e associando-os aos modelos matemáticos consensuais, alcançando a essência da proposta e que representaram o grande desafio de aprender ciências a partir do desenvolvimento de projetos tecnológicos com conceitos da física e de engenharia.

Palavras-chave


modelos, aprendizagem, projetos, ciências, tecnologia.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.