Pela valorização de territórios e indivíduos: as ações do projeto de extensão Design Social

Gustavo Cossio, Regina Heidrich

Resumo


Este artigo relata as atividades do projeto de extensão continuada Design Social: valorizando territórios e indivíduos, da Universidade Feevale. A equipe de professores, bolsistas e voluntários atuou em diferentes contextos sociais, com o emprego de metodologias participativas, no empoderamento de comunidades, por meio da valorização de identidade e cultura, no desenvolvimento de produtos mais acessíveis e sustentáveis e na formação de conhecimento. O desenvolvimento dos projetos atendeu as necessidades de associações de base comunitária e escolas públicas, tendo como fio condutor a metodologia participativa para a articulação entre design e artesanato, com ênfase em sua dimensão didático-pedagógica, no Vale dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil. Em síntese, constatou-se que as oficinas e projetos promoveram consciência social e ambiental, pois possibilitaram a troca de experiências teóricas e práticas entre os acadêmicos e a comunidade.


Palavras-chave


extensão universitária. design social. design e educação. design e artesanato. metodologia participativa.

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