Processo de informatização do herbário rioclarense (HRCB) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Rio Claro, SP, e sua inclusão num sistema de rede.

Luiz Felipe Mania, Marco Antonio Assis

Resumo


Um herbário representa um importante centro para identificação de plantas, é a base para pesquisas relativas às revisões e elaboração de floras, constitui uma importante fonte para estudos de composição florística original e pode apresentar espécies raras ou ameaçadas. Além disso, é possível utilizar coleções herborizadas como uma importante fonte de recursos genéticos. A informatização dessas coleções é de extrema importância para que o uso e a disseminação da informação possa ser mais rápido e eficiente. A informatização dos acervos é reconhecidamente uma necessidade, não só para o gerenciamento da própria coleção, como também para o acesso e disponibilização dos dados. Entretanto, ainda é um desafio. Assim, o objetivo principal deste trabalho foi estabelecer os procedimentos e rotinas que servissem de base para o início do processo de informatização do HRCB, além de proporcionar um perfil, ainda que preliminar, do Herbário Rioclarense e disponibilizar os dados num sistema de rede de distribuição de informações on-line. Para isso, as informações dos materiais foram digitadas e compiladas em planilhas simplificadas do tipo Microsoft?Excel?2000. Após conferência dos dados, usando-se sites de referência como o W3 Trópicos do Missouri Botanical Garden e Index Kewensis, entre outros, esses dados foram importados para o software BRAHMS 5.0 (Botanical Research and Herbarium Management System), por meio do qual foram integrados ao sistema de informação speciesLink (Sistema de Informação Distribuído para Coleções Biológicas: a Integração do Species Analyst e do SinBiota). Quanto aos espécimes tipos, esses foram fotografados e suas imagens digitalizadas incluídas no website do herbário. Foram informatizados 3.071 materiais (exsicatas) além de 259 materiais tipo. Das famílias informatizadas, Asteraceae foi a de maior expressão. Nessa análise parcial, verificou-se que a região sudeste prevaleceu sobre as demais quanto ao número de materiais do acervo (81% do total informatizado), e a maior contribuição provém do Estado de São Paulo (83,9%). Itirapina, na região de Rio Claro, apresentou 14,7% do total de coletas desse Estado, sendo o município mais representado. Desta forma, pode-se perceber a importância da informatização de coleções botânicas no desenvolvimento de diversas análises a fim de preservar, caracterizar ou simplesmente contribuir para a manutenção da biodiversidade local.

Palavras-chave


Herbário. Informatização de coleções. Materiais tipo. Website.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.