Extensão universitária como campo de mudanças na formação em Saúde

Marilucia Vieira dos Santos, Patricia Fassina, Fernanda Trindade, Luis Castro, Andressa Federisse, Regina Jungles, Magali Grave, Olinda Saldanha

Resumo


O projeto de extensão Ações Interdisciplinares de Cuidado em Saúde no Bairro Santo Antônio – Lajeado/RS visa oportunizar vivências para a formação de profissionais, baseado nos princípios da integralidade da atenção em saúde e na interdisciplinaridade. Participam docentes e estudantes dos cursos da área da saúde da UNIVATES. A presente investigação buscou analisar o impacto da participação dos estudantes no projeto, considerando as práticas interdisciplinares e o trabalho em equipe. O estudo caracterizou-se como qualitativo e descritivo, sendo a amostra composta por 19 estudantes voluntários que responderam um questionário estruturado com questões abertas, que abordam temas relacionados ao conceito de interdisciplinaridade, influência das relações entre teoria e prática na formação acadêmica e o entendimento dos estudantes sobre a importância de ações interdisciplinares no cuidado em saúde. A partir da análise das respostas, observa-se que os estudantes valorizam atividades que relacionam teoria e prática desde o início do processo de formação, por meio de ações interdisciplinares que aproximam o ensino do serviço e da comunidade no planejamento e nos cuidados em saúde.

Palavras-chave


Interação ensino-serviço-comunidade; interdisciplinaridade; Integralidade em saúde; Trabalho em equipe.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.