Experiência de um aluno de Medicina Veterinária na comunidade de Santa Maria do Cambucá – Pernambuco, em programa de extensão universitária

Yuri Karaccas de Carvalho

Resumo


O programa Universidade Solidária (UNISOL), destina-se a atividades educativas de estudantes universitários em comunidades carentes. O município selecionado pelo UNISOL/UNESP foi Santa Maria do Cambucá - PE. Segundo dados locais, as porcentagens de casos humanos de doenças descritos no município são elevadas. Sendo assim, aplicou-se um questionário relacionando os hábitos da população e as doenças mais freqüentes, onde foram entrevistadas 45 pessoas, com diferentes profissões e idades. A análise do questionário revelou algum grau de conhecimento e comprometimento da comunidade com alguns aspectos de saúde. Baseado na análise do questionário e na realidade local foram propostas mudanças, visando a diminuição da ocorrência de doenças. O UNISOL é uma grande oportunidade para a comunidade entrar em contato com a vanguarda das ciências aplicadas na resolução de problemas locais. Em contrapartida, os estudantes, nesta atividade de cunho educativo, adquirem uma valiosa experiência de vida e uma visão mais apurada da realidade brasileira, desenvolvendo a criatividade e a liderança jovem, contribuindo assim para a formação cidadã, com condições de maior interação social e de entender os graves problemas sociais do país.

Palavras-chave


Educação. Extensão. Saúde. Veterinária. UNISOL.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.