Extensão universitária no âmbito da vigilância epidemiológica hospitalar

Manuella Carvalho Feitosa, Carolinne Victoria Farias Estrella, Dionísia Maria Sampaio Mota

Resumo


O “VIGIEPI Hospitalar” é um programa de extensão cadastrada na Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (PRAE) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) que vem sendo desenvolvido desde 2014, buscando proporcionar aos acadêmicos do curso de Enfermagem da UFRR um rico campo de atuação e articulação entre ensino, pesquisa e extensão, no que concerne aos conhecimentos que permeiam a epidemiologia e a vigilância epidemiológica de doenças, agravos e eventos em saúde pública de notificação compulsória. Além disso, as ações de extensão visam o desenvolvimento de estratégias para o aprimoramento da vigilância epidemiológica em um hospital de grande porte do estado de Roraima, por meio do fortalecimento do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) desta instituição. Desta forma, o presente trabalho objetiva relatar a experiência de uma extensão universitária desenvolvida no âmbito da Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH), a qual faz parte de um programa intitulado “VIGIEPI Hospitalar: fortalecendo a vigilância epidemiológica de agravos de notificação compulsória no Hospital Geral de Roraima”. A parte da extensão universitária do programa, atualmente é desenvolvida por uma professora e duas acadêmicas do curso de Enfermagem da UFRR, tendo apoio de gestores e servidores do hospital. Dentre as ações desenvolvidas durante a extensão, destacam-se: educação em saúde para os profissionais do NHE,no que diz respeito a doenças e agravos de notificação compulsória; busca ativa de casos de doenças e agravos de notificação por meio de revisão de fichas de atendimento no pronto atendimento do hospital, revisão de prontuários e entrevistas com pacientes nos diversos setores do hospital; além de notificação, investigação e conclusão de casos de doenças e agravos de notificação compulsória em impressos padronizados pelo Ministério da Saúde. Pretende-se, a partir destas ações, ampliar o conhecimento sobre a incidência dos casos de agravos de notificação que necessitam de internação hospitalar em Boa Vista e em Roraima, por ser uma ação desenvolvida em um hospital que é referência para todo estado. Ademais, esta extensão representa uma importante ferramenta que vem propiciando intercâmbio de informações entre as servidoras do NHE e as acadêmicas de enfermagem que desenvolvem as ações, promovendo uma excelente interação teórica-prática na construção e compartilhamento de conhecimentos.

Palavras-chave


Vigilância Epidemiológica. Notificação de Doenças. Sistemas de Informação Hospitalar. Educação em Saúde. Relação Comunidade-Instituição.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.