Intervenção educativa no conhecimento das geo-helmintíases em escola municipal

Caliandra Maria Bezerra Luna Lima, Keliane Santos de Menezes, Sayonara de Oliveira Ferreira, Bruno Henrique Santana, Allan Sérgio de Souza Fernandes, Vanessa da Silva Rangel, Danielly de Araújo Soares, Francisca Inês de Sousa Freitas

Resumo


Intervenções em saúde são frequentemente recomendadas como a primeira opção de estratégia de prevenção e controle das helmintíases, especialmente em comunidades carentes. O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto de estratégias educativas, relacionadas a temas pertinentes à parasitologia humana, no conhecimento das principais geo-helmintíases, ascaridíase e ancilostomíase, em estudantes do ensino fundamental, de uma escola municipal.  A atividade faz parte do projeto de Extensão intitulado “O caminho dos Helmintos no corpo humano: uma visão integrada da parasitologia e fisiologia na promoção da saúde em escolas de João Pessoa, PB”. A pesquisa apresentou delineamento quase-experimental, com avaliação antes (pré-teste) e depois (pós-teste) da intervenção. Participaram crianças matriculadas nas turmas do 6º ao 9º ano. Todas as atividades foram elaboradas abordando os tópicos: classificação, agente etiológico, morfologia, ciclo biológico (abordando conceitos de fisiologia), transmissão, aspectos clínicos, dados epidemiológicos e prevenção. Cada atividade seguiu uma sequência: apresentação; aula; momento brincar; construção do conhecimento; avaliação final. Os testes corrigidos receberam notas de 0,0 a 10,0 e foram analisados utilizando o programa estatístico GraphPad Prism versão 6.0, usando Teste t de Student pareado. Para análise das questões, utilizou-se o programa EPI INFO 7  e cálculo do Intervalo de confiança 95% (IC95%). As atividades educativas foram apresentadas para 79 escolares na intervenção sobre ancilostomíase e 76, na de ascaridíase, com idades entre 10 e 15 anos. A média geral das notas do pré-teste na intervenção sobre ascaridíase foi 3,35±1,78 (média ± DP) e a do pós-teste 6,96±2,27 (média ± DP). Para a de ancilostomíase, os valores do pré-teste e pós-teste, foram 2,54±1,37(média ± DP) e 7,04 ±2,06 (média ± DP), respectivamente. Foram identificadas dificuldades referentes à classificação dos parasitos, uma vez que os percentuais de acertos no pré-teste foram 16,5% para Ascaris lumbricoides e 11,84% para a Ancylostoma duodenale e Necator americanus. Os resultados obtidos demonstraram impactos positivos das estratégias metodológicas aplicadas no conhecimento das geo-helmintíases abordadas, as quais são contextualizadas no ensino fundamental. Diante desta perspectiva, é fundamental destacar a importância da inserção de projetos de extensão nas escolas, permitindo que universidade e comunidade possam promover estratégias que contribuam no conhecimento dos escolares bem como para o crescimento profissional dos extensionistas.


Palavras-chave


helmintíase. educação em saúde. relações comunidade-instituição

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