Perfil dos cuidadores de idosos de uma instituição de longa permanência de Imperatriz - MA

Juliana Moreira Maia, Claudia Regina de Andrade Arrais Rosa, Agamenon Rodrigues Sena Neto, Paulo Ramires Santos de Almeida, Manoel Ferreira Campos Neto, Antonia Iracilda e Silva Viana, Simony Fabíola Lopes Nunes, Francisco Dimitre Rodrigo Pereira Santos

Resumo


Diante do aumento da oferta de trabalho dos profissionais cuidadores de idosos e da escassez de literatura sobre seu perfil foi realizado um estudo observacional, do tipo transversal com cuidadores formais de uma instituição de longa permanência para idosos no munícipio de Imperatriz – MA. Os objetivos do trabalho foram descrever variáveis sociodemográficas, identificar as dificuldades enfrentadas durante o exercício das atividades laborais, além de avaliar o estado de saúde dos cuidadores. A amostra foi composta por 14 profissionais que auxiliavam os idosos na realização das atividades diárias e aceitaram participar do estudo. Os resultados obtidos sugerem que os cuidadores avaliados são em sua maioria mulheres solteiras, com menos de 50 anos de idade, com baixa renda salarial, que receberam algum tipo capacitação para o cuidado dos idosos. Pela análise dos resultados foi possível concluir que os cuidadores necessitam de suporte dos serviços de saúde para prevenir e/ou minimizar a sobrecarga de trabalho e possíveis enfermidades. O estudo também evidencia a importância de se conhecer as dificuldades institucionais vivenciadas pelos cuidadores, buscando enfoque para a reorganização dos serviços de assistência ao idoso institucionalizado.

Palavras-chave


Cuidadores. Instituição de longa permanência de idosos. Assistência aos idosos.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.