Educação ambiental sobre manguezais na baixada santista: uma experiência da UNESP/CLP

Marcelo Antonio Amaro Pinheiro, Camila Mayumi Hirata dos Santos, Alison Carlos Wunderlich, Flávia Milão-Silva, Williane Cristine Peres-Costa

Resumo


À Universidade não cabe somente a pesquisa científica, mas sua tradução em linguagem acessível à comunidade, cumprindo assim seu papel social e seu compromisso na divulgação do conhecimento. Desde 1998, o Grupo de Pesquisa em Biologia de Crustáceos (CRUSTA) tem desenvolvido pesquisas sobre a biologia e manejo de uma das espécies animais mais relevantes de manguezais brasileiros: o Caranguejo-Uçá (Ucides cordatus). Visando transmitir os conhecimentos científicos gerados pelos Projetos Uçá I (1998-2002) e Uçá II (2003-2006), financiados pela FAPESP, foi elaborada uma cartilha de educação ambiental, sob a forma de estória em quadrinhos, onde o assunto é abordado com profundidade, humor e numa linguagem acessível aos alunos do Ensino Fundamental e agentes disseminadores (professores). Na estória duas crianças (Gu & Gui) descobrem o manguezal, conhecendo o Prof. Magrão, um estudioso deste ambiente e do caranguejo-uçá. Maravilhados, são despertados para a importância dos manguezais, conhecendo suas principais características, fauna e flora. A estória é centrada no ciclo de vida do caranguejo-uçá, embora outras espécies animais e vegetais constem da trama, possibilitando a absorção de todas as principais nuances deste ambiente. Ao final da estória são apresentadas atividades lúdicas, que potencializam o aprendizado (p. ex., figuras para colorir, ligar-pontos, caçar palavras e uma dobradura em papel que resulta em um caranguejo). As atividades de educação ambiental foram divididas em quatro etapas: 1) quantificação do conhecimento das crianças sobre os manguezais, por pintura de um desenho que representa este ecossistema (verde = certo; e vermelho = errado); 2) apresentação de uma palestra (15 minutos); 3) distribuição gratuita das cartilhas para as crianças, para consulta e inspeção; e 4) aplicação de nova avaliação por pintura de desenho, visando quantificar os conhecimentos adquiridos por comparação com a análise inicial. O presente projeto de educação ambiental é um pequeno propágulo (semente de mangue), que somente se desenvolve em árvore robusta quando cai ao solo e é nutrido, freqüentemente, pelo processo educacional. O uso da cartilha de educação ambiental em linguagem acessível atua como agente catalisador na mudança de condutas e boas práticas. A cartilha “fala por si”, não necessitando do acompanhamento de um professor, mas de seu apoio, além do importante papel da familiar neste processo, com a 1 Professor Assistente Doutor, Campus Experimental do Litoral Paulista (CLP), Universidade Estadual Paulista - UNESP 2 Aluno(a) de Graduação em Ciências Biológicas, Campus Experimental do Litoral Paulista (CLP), Universidade Estadual Paulista - UNESP 20 PINHEIRO, M. A. A. et al. Educação ambiental sobre manguezais na Baixada Santista: uma experiência da UNESP/CLP. Rev. Ciênc. Ext. v.6, n.1, p.20, 2010. participação dos pais, tios e avós, que serão procurados para sanar dúvidas, particularmente no desenvolvimento das atividades lúdicas. Trata-se da disseminação do conhecimento para a comunidade, que certamente se interessará pela estória destes dois meninos que conheceram a importância dos manguezais e de sua preservação para as gerações futuras.

Palavras-chave


Caranguejo. Cartilha ambiental. Educação ambiental. Manguezal. Preservação.

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