Carta ao Leitor

Mariângela Spotti Lopes Fujita

Resumo


Neste fascículo os trabalhos de extensão descritos nos artigos apresentam variedade de temas combinados à diferentes necessidades sociais. É preciso entender, antes de qualquer outro princípio, que a extensão no âmbito universitário deve ter indissociabilidade com o ensino e a pesquisa. Observa-se, por esse princípio, que os trabalhos de extensão devem iniciar a indissociabilidade para a pesquisa e o ensino. Significa dizer que a interação com realidade do mundo externo mediante o trabalho de extensão leva a problematização para a indução da pesquisa e a aprendizagem dos ensinamentos teóricos desde uma visão prática para a discussão no ensino.

Caso seja da extensão que se inicia uma pesquisa, mais fundamentada na realidade deverá ser seu desenvolvimento e seus resultados a serem utilizados para a resolução de problemas reais que poderão ser generalizados mais extensamente. Nessa perspectiva, o pesquisador e seus alunos orientandos poderão realizar de modo compartilhado uma experiência inovadora de ensino e novamente tornar esse conhecimento aplicado à solução de problemas quando de suas atividades de extensão, tal como num ciclo que não se esgota e se torna uma espiral de conhecimento que se renova sempre. E quanto mais intenso for o envolvimento da comunidade externa mais integrador será o trabalho de extensão para a troca de saberes entre seus atores: pesquisadores, alunos de graduação, profissionais, pessoas da comunidade.

Com esta perspectiva a universidade terá muito a explorar e não esgotará sua proposta de produção de conhecimento com inovação. A legitimação da Universidade como detentora do conhecimento e produtora de novo conhecimento somente será alcançada pela integração da comunidade para o compartilhamento de saberes.

Nos artigos deste fascículo está demonstrado que existe indissociabilidade com a pesquisa e o ensino e que a integração da comunidade é realizada pelo compartilhamento de saberes. Convidamos o leitor à verificar esses princípios.

Boa leitura!

Mariângela Spotti Lopes Fujita

Pró-Reitora de Extensão Universitária da UNESP


Palavras-chave


Extensão Universitária; Divulgação científica; Publicação em extensão

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.