Medo da tosse em pacientes no pós-operatório de cirurgia torácica e abdominal

Francisco Dimitre Rodrigo Pereira Santos, Janaína Nunes do Nascimento, Simony Fabíola Lopes Nunes, Lívia Maia Pascoal, Alana Gomes de Araujo Almeida, Pedro Martins Lima Neto

Resumo


O indivíduo acometido por qualquer procedimento cirúrgico torácico ou abdominal corre o risco de desenvolver complicações pós-operatórias; no entanto, o sistema respiratório encontra-se como o principal foco dessas complicações, visto que a tosse é a principal resposta autônoma e fisiológica para a eliminação de secreções no interior da arvore brônquica, muitos dos pacientes em condições de pós-operatório de cirurgias torácicas e abdominais apresentam medo de tossir. Partindo ai o objetivo deste trabalho que foi de mostrar quais são os medos com relação à tosse de pacientes no período do pós-operatório de cirurgias torácicas e abdominais. Este estudo tratou-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida no posto 4 do Hospital Municipal de Imperatriz-HMI, os dados foram coletados por meio de perguntas disparadoras durante a atuação dos extensionistas no projeto de extensão “Projeto de Educação sobre Exercícios Respiratórios-PEER”. Quando os extensionistas perguntavam o porquê da privação da tosse, a maioria dos pacientes dizia que era por “medo de abrir os pontos”. Os extensionistas explicaram de forma clara e objetiva aos pacientes os benefícios da tosse e sua importância para a recuperação, a fim de prevenir complicações. Conclui-se que os pacientes no pós-operatório apresentam medo de tossir; o medo de tossir no pós-operatório pode ser desmistificado através de um programa de educação em saúde e intervenções técnicas para melhorar o quadro álgico dos pacientes.

Palavras-chave


Cuidados De Enfermagem; Complicações Pós-operatórias; Tosse

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.