O despertar da posse responsável na infância: saúde pública e cidadania

Amanda Freire Souza, Anne Izabelle Soares Cruz, Alex Souza Rique, Anna Julyana Viana Chianca Brilhante, Barbara Rachelli Teixeira Farias, Jaílson José Gomes Rocha, Sildivane Valcácia Silva

Resumo


A preocupação com a crescente população de animais de estimação abandonada e a maneira como é tratada no ambiente doméstico estimularam a realização do projeto. Nosso objetivo foi conscientizar crianças para a responsabilidade em possuir um animal de estimação e incentivá-las a cuidar corretamente de seus animais, despertando desde a infância a posse responsável. As visitas foram realizadas em escolas do subúrbio da cidade de João Pessoa, totalizando 440 alunos, com idade entre dois a 13 anos. As apresentações foram desenvolvidas na seguinte sequência: 1) apresentação da equipe; 2) atividades interativas, como a realização de questionário oral para quantificar crianças que possuíam animais, qual espécie, como cuidavam e quem realmente cuidava destes; 3) realização do teatro de fantoches (crianças entre dois a nove anos) e palestra (crianças acima de nove anos); 4) exposição de vídeo educativo; 5) entrega de panfletos sobre a posse responsável aos pais das crianças, aos professores e funcionários da escola. Como esperado, a maioria da população de animais que as crianças possuíam era composta por cães, em seguida por gatos, pássaros, hamsters, peixes e jabutis. Normalmente, a maioria apenas brinca com os animais e os pais ou cuidadores alimentam, dão banho e limpam os dejetos. As crianças desconhecem as doenças que podem acometer os animais e a elas mesmas (zoonoses), assim como os professores que assistiam às palestras. Nota-se que há pouca informação sobre a posse responsável dos animais de estimação, o que demonstra a importância da realização deste trabalho quanto ao seu caráter educativo e formação de jovens conscientes.

Palavras-chave


Afetividade, Responsabilidade, Saúde Pública

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.