Gerenciamento de resíduos sólidos orgânicos da UFGD em compostagem

Danielle Marques Vilela, Jéssica Lopes Piesanti

Resumo


Um dos caminhos para a solução dos problemas relacionados com os resíduos sólidos orgânicos é sua gestão e gerenciamento. A compostagem representa uma alternativa viável e promissora, já que possibilita a reutilização desses resíduos, além de gerar adubo orgânico ao final do processo. O objetivo proposto para este trabalho foi viabilizar o uso da compostagem no tratamento e gerenciamento dos resíduos sólidos orgânicos gerados no campus da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul. O experimento foi realizado na Incubadora de Tecnologias Sociais e Solidárias da UFGD (ITESS/UFGD). A leira de compostagem foi elaborada seguindo o método já utilizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), denominado compostagem termofílica em leira estática com aeração natural. A montagem da leira foi realizada utilizando-se pequenas ferramentas como pás, enxadas, uma balança, e resíduos orgânicos como restos de alimentos do restaurante universitário (RU), resíduos dos biotérios, como cama de rato e de coelho, aparas de grama do campus, inoculante biológico e galhos secos. Antes da reposição diária de material orgânico, a temperatura da leira era monitorada, a fim de certificar-se a ocorrência do seu aumento gradual. A leira experimental elaborada na UFGD comprovou a eficiência do processo de compostagem termofílica em leiras estáticas com aeração natural para o tratamento dos resíduos sólidos orgânicos gerados no campus, demonstrando-se uma ótima alternativa para a destinação e tratamento correto desses materiais, além de ser um processo fácil de ser utilizado e de baixo custo.

Palavras-chave


Adubo orgânico. Compostagem termofílica. Sistema de gestão ambiental.

Texto completo:

PDF

Referências


BRAGA, M. C.; DIAS, C. N. Gestão de resíduos sólidos urbano. Curitiba: [s.n.], 2008.

BUTTENBENDER, E. S. Avaliação da compostagem da fração orgânica dos residuos sólidos urbanos provenientes da coleta seletiva realizada no município de Angelina/SC. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Departamento de Engenharia Ambiental, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

GOLUEKE, C. G. When is compost “safe?” Biocycle, v. 23, n. 2, p. 28-38, 1984.

HAUG, R. T. Practical handbook of compost engineering. 2. ed. Florida: Taylor & Francis Inc. Boca Raton, 1993.

INÁCIO, C. T.; MILLER, P. R. M. Compostagem: ciência e prática para a gestão de resíduos orgânicos. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2009.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais. Disponível em: http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=500370&search=||infog%E1ficos:-informa%E7%F5es-completas . Acesso em: jul. 2014.

KIEHL, E. J. Fertilizantes orgânicos. Piracicaba: Ed. Agronômica Ceres, 1985.

KIEHL, E. J. Manual de compostagem: maturação e qualidade do composto. Piracicaba: Ed. Agronômica Ceres, 1998.

LIMA, L. M. Q. Lixo: tratamento e biorremediação. 3. ed. rev. e aum. Paraná: Hemus Livraria Distribuidora e Editora, 2004.

NUNES, M. L. A. Avaliação de procedimentos operacionais na compostagem de dejetos de suínos. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Departamento de Engenharia Ambiental, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

OLIVEIRA, P. A. V. Tecnologias para o manejo de resíduos na produção de suínos: manual de boas práticas. Concórdia: Embrapa Suínos e Aves, 2004.

PITSCH, E. F. A gestão de resíduos sólidos na UFSC e sua adequação frente às novas regras da Política Nacional de Resíduo Sólido (lei n°12.305/2010). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

TAUCHEN, J.; BRANDLI, L. A Gestão Ambiental em Instituições de Ensino Superior: modelo para implantação em Campus Universitário. Revista Gestão e Produção, São Carlos, v. 13, n. 3, p. 503-515, 2006.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.