Extensão universitária e as ações educativas para o controle dos vetores da doença de Chagas em Santa Cruz - RN

Franklin Learcton Bezerra de Oliveira, Mirley Cristina Viana Martins de Oliveira, Thaís Gomes da Cruz, Jaine Maria de Pontes Oliveira, Ralyne de Melo Araújo, Naama Samai Costa Oliveira, Dany Geraldo Kramer Cavalcanti e Silva, José Jailson de Almeida Júnior

Resumo


Objetivo: Apresentar as ações realizadas pelo Projeto de Extensão Vigilância Ambiental em Saúde: ações de controles da Doença de Chagas no município de Santa Cruz/RN. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre as ações realizadas por discentes em um projeto de extensão. Resultado e dsicussão: O trabalho fez com que a população assistida tivesse uma maior preocupação ao seu ambiente interno e externo. As ações educativas na rádio, eventos itinerantes e no domicílio reforçaram a preocupação da transmissão da doença e redução dos criadouros do vetor. Conclusão: Com isso, nota-se a importância de projetos de ação como esse que visem a prevenção da doença, estimulando a prática de medida simples de controle que envolvam não só o trabalho da equipe técnica de saúde, mas também a participação, comprometimento e envolvimento rotineiro da população.

Palavras-chave


Triatominae; Doença de chagas; Educação em saúde

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.