Revista Ciência em Extensão: 10 anos discutindo Extensão Universitária

José Arnaldo Frutuoso Roveda, Angela Cristina Cilense Zuanon, Eduardo Galhardo, Maria Candida Soares Del-Masso

Resumo


A Revista Ciência em Extensão (RCE), publicação da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX), da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) apresenta, nesta edição comemorativa dos dez anos de existência, vinte e um trabalhos desenvolvidos em onze Universidades Brasileiras do Amazonas ao Rio Grande do Sul, evidenciando atividades de extensão universitária focando uma diversidade de temas conforme proposto pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão Universitária das Universidades Públicas Brasileiras.

Com ênfase extensionista, a RCE divulga ações, estudos e pesquisas tendo como eixo norteador as 11 áreas temáticas propostas pela PROEX/UNESP sendo elas: (1) comunicação, (2) cultura, (3) direitos humanos, (4) educação, (5) meio ambiente, (6) saúde, (7) tecnologia, (8) trabalho, (9) ciências agrárias e veterinária, (10) espaços construídos e (11) política e economia.

Na perspectiva interdisciplinar e com significativa qualificação acadêmica em diferentes sistemas de avaliação, a RCE é procurada por profissionais de diferentes áreas do conhecimento para a divulgação de seus estudos o que tem crescido nestes últimos anos. No resumo estatístico de janeiro a dezembro de 2014 obtivemos a submissão de 105 novos artigos, inscreveram-se 315 pessoas entre autores e novos avaliadores, além do cadastro no sistema de 295 novos leitores.

Outro aspecto a ressaltar é a análise do trafego no portal da Revista, realizada no Google Analytics no período de 01/01/2014 a 12/12/2014, indicando que a RCE recebeu 53.988 visitas de 45.443 visitantes de 65 países, com análise de cobertura regional - Brasil 95% das visitas (51.276) de 835 cidades. A principal fonte de acesso à revista é de sistemas de busca 45,8% (24.048 pesquisas em mecanismos de busca: google com 97,3%; Bing com 0,8%; Ask com 0,6% e outros);  41,4% com acesso a partir de busca referenciada e 12% de acesso direto (links nas páginas da Unesp). Esses dados indicam que não somente a comunidade acadêmica da UNESP utiliza este espaço de publicação (o acesso à revista a partir das páginas da UNESP foi de 12%), mas aquelas advindas de outros locais do país e do exterior demonstrando a sua crescente qualificação como espaço de divulgação das atividades extensionistas das diferentes Universidades, dado esse demonstrado pelo acesso a partir do Portal Capes Periódicos de 2,5%.

As estatísticas apresentadas demarcam a importância e a responsabilidade da RCE – PROEX - UNESP como veiculo de divulgação das atividades extensionistas em âmbito nacional verificada mediante a sua presença em vários portais de revistas de extensão como por exemplo na página da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ou no Portal de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goias; na página de Periódicos de Extensão Universitária no portal da Universidade Federal de Alfenas; Universidade Federal do Ceará; Portal de Revistas de Extensão da Universidade Federal dos Pampas e em muitos outros links de acesso à produção científica.

Neste número comemorativo, a RCE apresenta treze artigos e 8 relatos de experiências extensionistas inéditos, voltados à extensão universitária com enfoque e abordagem interdisciplinar, inovadoras e criativas.  Leiam os parágrafos descritivos de cada trabalho publicado no link pdf disponibilizado.

Assim, desejamos que este fascículo possibilite aos leitores, pesquisadores e autores envolvidos com ensino, pesquisa e extensão universitária conheçam como essas dimensões estão fortemente entrelaçadas e refletem a verdade missão da universidade.

Boa Leitura....


Palavras-chave


Extensão Universitária, Divulgação Científica

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.