Dinamizando a sala de aula: um relato de experiência no ensino fundamental

Carina Alexandra Rondini, Elizabeth Piemonte Constantino, Adriane Gallo Alcantara da Silva, Gisela Roseli Griehl Holzhausen

Resumo


O presente artigo trata de um relato de experiência vivenciada por uma professora da rede pública de ensino da cidade de Assis-SP, após a participação no curso de extensão “Dinamizando a sala de aula – educação baseada nas potencialidades”. O curso teve como objetivo propor aos profissionais da área da educação um espaço para o planejamento e a execução de propostas de enriquecimento e dinamização da sala de aula. Para isso, foi apresentado um exemplo a respeito da relação ensino-aprendizagem, evidenciando uma experiência em língua portuguesa, com base na literatura científica nacional e internacional. O trabalho foi realizado em uma escola periférica com 28 alunos de 5º ano, sendo 18 meninas e 10 meninos – com média de 10 anos de idade – e teve como objetivo ressignificar as atividades educativas em sala de aula, uma vez que esses alunos foram apontados como crianças desinteressadas, agitadas e sem limites. Os resultados dessa experiência indicaram que o curso de extensão foi de fundamental importância para auxiliar a professora na sua ação docente, no sentido de contribuir para o planejamento de práticas pedagógicas mais dinâmicas, que atendessem às necessidades e interesses dos alunos envolvidos.

Palavras-chave


Práticas pedagógicas. Potencial. Formação continuada.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, C. Como transformar informações em conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2001.

BRAGOTTO, D. Escola de poetas: em busca do cidadão criativo. Campinas: Komedi, 2003.

BRONCKART, J. P. Atividades de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC, 1999.

COSTA, J. C. L. Representações sobre a formação de professor na escola: reflexões a partir da Lei 10.639/2003. 2010. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Educação, 2010. Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2014.

GATTI, B. A. Formação continuada de professores: a questão psicossocial. Cadernos de Pesquisa, n. 119, p. 191-204, jul. 2003.

IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

KINNEY, L.; WHARTON, P. Tornando visível a aprendizagem das crianças: educação infantil em ReggioEmilia. Porto Alegre: Artmed, 2009.

KRAMER, S. Leitura e escrita como experiência – notas sobre seu papel na formação. In: ZACCUR, E. (Org.). A magia da linguagem. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MORETTO, V. P. Planejamento: planejando a educação para o desenvolvimento de competências. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes,

THIOLLENT, M. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.

VEIGA, I. P. A. et al. Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.