Formulação e repercussão social do Boletim Mensal de Ocupação Sucroalcooleira do Centro-Sul do Brasil

José Giacomo Baccarin, Regina Aparecida Leite de Camargo, João Victor Barretto Nogueira Ferreira, Cyro José Borges Soares

Resumo


Desde 2008 edita-se o Boletim Mensal Ocupação Sucroalcooleira Centro-Sul do Brasil, que se constitui em Projeto de Extensão reconhecido pela UNESP. Faz-se levantamento sistemático do número de pessoas e de categorias ocupacionais em empresas sucroalcooleiras dos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste, com base em registros de ocupação formal do Ministério do Trabalho e Emprego. Após seu tratamento e análise, os dados são divulgados por meio eletrônico em Boletim Informativo para aproximadamente 400 pessoas e instituições, entre empresas, sindicatos, pesquisadores, organizações sociais e outras. Objetiva-se, primeiramente, medir com maior precisão importante acontecimento social: os efeitos das transformações tecnológicas da lavoura de cana-de-açúcar sobre a ocupação de Canavieiros no Centro-Sul do Brasil. Em segundo lugar, e com maior importância, pretende-se manter os agentes sociais prontamente informados, dando respaldo a adoção de ações públicas e privadas mais balizadas para seu enfrentamento, como aquelas referentes à recolocação e requalificação profissional. Até abril de 2014, foram editados 51 desses Boletins, encontráveis no seguinte endereço eletrônico: www.fcav.unesp.br/baccarin. Constatou-se alteração na composição de ocupação sucroalcooleira, entre 2007 e 2014, com perda de participação das ocupações com menores exigências de qualificação profissional. A mecanização do corte e do plantio da cana-de-açúcar, acelerada nos anos recentes, tem provocado demissão de contingente expressivo de Trabalhadores Canavieiros. As constatações associadas ao Boletim têm chamado a atenção de pesquisadores e da imprensa, que fazem consulta frequente à sua equipe, resultando na publicação de várias matérias jornalísticas, algumas em veículos de comunicação de alcance nacional. A elaboração do Boletim mantém estreita relação com o desenvolvimento de pesquisas, sendo duas delas financiadas por órgãos de fomento desde 2010. Sobre seu tema, foi organizado um livro e publicados, desde 2009, quatro artigos em periódicos nacionais, quatro capítulos de livro, 10 artigos completos, um resumo expandido e sete resumos em reuniões acadêmicas, inclusive de extensão. Destaca-se também a contribuição para a formação de discentes, que são treinados no manuseio de estatísticas de ocupação formal do Brasil e registram produções acadêmicas, evidenciadas no desenvolvimento de quatro Projetos de Iniciação Científica com bolsa, na elaboração de quatro Trabalhos de Conclusão de Curso e na apresentação de sete trabalhos em Congressos de Iniciação Científica.

Palavras-chave


Boletim Informativo. Ocupação sucroalcooleira. Mecanização canavieira. Requalificação profissional. Recolocação profissional.

Texto completo:

PDF

Referências


BACCARIN, J. G. et al. As mudanças tecnológicas na lavoura canavieira e os efeitos na ocupação sucroalcooleira no Centro-Sul do Brasil, de 2007 a 2013. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 52., 2014, Goiânia. Anais... Brasília: SOBER, 2014.

BRAGA JÚNIOR, R. L. C. A renovação ocorrida na safra 2012/13 foi satisfatória? In: SEMINÁRIO DESAFIOS PARA O AUMENTO DA PRODUÇÃO BRASILEIRA DE CANA-DE-AÇÚCAR: UMA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA BNDES PRORENOVA, 2012, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: BNDES, 2012. 32 p. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2014.

COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Perfil do setor de açúcar e álcool no Brasil: situação observada em novembro de 2007 a abril de 2008. Brasília: CONAB, 2008. 75 p.

COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Acompanhamento da safra brasileira: cana-de-açúcar. Safra 2013/14 – terceiro levantamento. 2014. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2014.

FREDO, C. E. et al. Índice de mecanização na colheita da cana-de-açúcar no estado de São Paulo e nas regiões produtoras paulistas, junho de 2007. 2008. Disponível em: . Acesso em: 31 mar. 2008.

FURLANETO, T. K. Ocupação sucroalcooleira no Centro-Sul do Brasil: mudanças na sua composição e caracterização social das categorias profissionais. 2013. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Jaboticabal, 2013.

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Monitoramento da cana-de-açúcar: via imagens de satélite. 2014. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2014.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Classificação Brasileira de Ocupações. 2009. Disponível em: . Acesso em: nov. 2009.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Programa de Disseminação de Estatística do Trabalho. 2014. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2014.

MORAES, M. A. F. D. Mercado de trabalho do setor de açúcar e álcool: desafios atuais e perspectivas futuras. In: MERCADO DE TRABALHO DO SETOR SUCROALCOOLEIRO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS FUTURAS, 2003, Piracicaba. Workshop... Piracicaba: ESALQ/USP, 2004. 11 p.

PAES, L. A. D. Áreas de expansão do cultivo da cana. In: MACEDO, I. C. (Org.). A energia da cana-de-açúcar: doze estudos sobre a agroindústria da cana-de-açúcar no Brasil e sua sustentabilidade. 2. ed. São Paulo: ÚNICA, 2007. p. 125-133.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.