Ergonews: um telejornal para o ensino de ergonomia em Odontologia

Patrícia Petromilli Nordi Sasso Garcia, Juliana Alvares Duarte Bonini Campos, Lívia Nordi Dovigo, Diogo Branco Martins, Miriane Lucindo Zucoloto, Samira Branco Martins, Lucas Miguel Candido

Resumo


Os cirurgiões-dentistas durante sua formação profissional precisam ser conscientizados a respeito do risco a que estão expostos em seu ambiente de trabalho para que possam evitá-los. Assim, propôs-se elaborar e apresentar um telejornal intitulado “Ergonews” direcionado aos estudantes do 2º ano do curso de graduação da Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP com o intuito de ampliar e reforçar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Ergonomia em Odontologia I. O telejornal contou com uma repórter e também um “filósofo”, cuja função foi emitir opiniões filosóficas nem sempre corretas a respeito dos conceitos de ergonomia. Os assuntos abordados foram: i. importância da racionalização do trabalho para aumento da produtividade e da qualidade de vida do cirurgião-dentista; ii. requisitos de postura ergonômica, saúde ocupacional, importância do controle de infecção cruzada na prática odontológica; iii. equipamentos odontológicos e delegação de funções - trabalho a quatro mãos. O jornal foi gravado previamente à sua apresentação e todas as gravações foram editadas utilizando-se o Movie Maker. O telejornal foi apresentado aos estudantes em sala de aula, utilizando projeção multimídia, nas aulas de Ergonomia em Odontologia I e apresentou média de duração de 10 minutos e periodicidade quinzenal. Após a apresentação de cada “Ergonews” os estudantes avaliaram de forma crítica os conceitos de ergonomia emitidos pelo “filósofo” do telejornal, com o objetivo de fazê-los sedimentar o aprendizado adquirido durante a aula. Pode-se concluir que o “Ergonews” foi uma forma auxiliar de promover o aprendizado sobre ergonomia em Odontologia.

Palavras-chave


ergonomia; ensino; odontologia

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