Revista Ciência em Extensão: diversidade na universidade
Resumo
Por sua característica interdisciplinar e sua qualificação acadêmica, a RCE é procurada por profissionais de diferentes áreas do conhecimento para a divulgação de seus estudos, aspecto que tem crescido significativamente nestes últimos anos. Pudemos observar no resumo estatístico de janeiro a agosto de 2014 a submissão de 65 novos artigos, inscreveram-se 217 pessoas entre autores e novos avaliadores, além do cadastro no sistema de 207 novos leitores.
Outro ponto interessante a considerar é a análise do trafego no portal da Revista, realizada no Google Analytics no período de 01/01/2014 a 22/08/2014, indicando que a RCE recebeu 34.660 visitas de 29.318 visitantes de 61 países, com análise de cobertura regional - Brasil 83,6% das visitas (32.751) de 645 cidades. A principal fonte de acesso à revista é de sistemas de busca 43,2% (14.981 pesquisas). Esses dados indicam que não somente a comunidade acadêmica da UNESP se vale desse espaço de publicação (o acesso à revista a partir das páginas da UNESP foi de 2,58%), mas aquelas advindas de outros locais do país e do exterior demonstrando a sua crescente qualificação como divulgação das atividades extensionistas das diferentes Universidades, dado esse demonstrado pelo acesso a partir do Portal Capes Periódicos de 2,48.
Essas informações fortalecem a responsabilidade da RCE – PROEX - UNESP como veiculo de divulgação que neste número apresenta 7 artigos inéditos e 5 relatos de experiências voltados à extensão universitária com abordagens interdisciplinares, inovadoras e criativas.
O primeiro artigo PERFIL DO CONSUMO NUTRICIONAL DE PACIENTES COM MASSA ÓSSEA DIMINUÍDA visou traçar, a partir do acompanhamento ambulatorial, o perfil de consumo dos principais nutrientes envolvidos com a saúde óssea dos pacientes portadores de baixa massa óssea. Junto a esse grupo foram realizadas Atividades de Educação Nutricional (AEN) baseadas em um livreto informativo, objetivando a otimização do consumo de cálcio (Ca), vitamina D, fósforo (P), magnésio (Mg) e demais nutrientes envolvidos na saúde óssea.
Os resultados das atividades realizadas durante o período de oito meses com os pacientes não se mostrou eficiente na otimização da ingestão desses nutrientes sugerindo a importância de novas estratégias que favoreçam esse consumo.
O artigo seguinte intitulado NOVOS HORIZONTES PELA EDUCAÇÃO POPULAR: O RESSURGIR DA FIGURA DO ÍNDIO NO CASO SÃO-BORJENSE aborda a temática da educação indígena desenvolvida mediante o projeto de extensão universitária “Admirável Mundo Novo: quebrando paradigmas através da educação”, realizado na cidade de São Borja. Interessante ressaltar que essa região fronteiriça do Rio Grande do Sul foi uma das primeiras reduções jesuíticas, conhecida com um dos Sete Povos das Missões, estando presente nesse cenário, a figura do índio que comporta importantes referências históricas, fazendo parte da formação da cidade e de hábitos presentes no cotidiano de seus habitantes.
Assim, o projeto de extensão universitária resgatou junto aos alunos de uma escola do município, as raízes indígenas, tema pouco valorizado e muitas vezes desconhecido por esses estudantes. A partir de oficinas e vivências pautadas pela orientação pedagógica da Educação Popular, com base em teorias de Paulo Freire, os resultados demonstraram a importância da ação ao aproximar o universo de alunos às realidades locais, desconhecida pelo grupo. Resgatar conhecimento mediante a educação popular é constante desafio para os autores no sentido de preservar a história, os costumes e as tradições de um grupo em eminência de extinção.
O terceiro artigo CONHECIMENTOS E OPINIÖES DE UMA POPULAÇÃO EM RELAÇÃO AOS MÉTODOS ALTERNATIVOS DE HIGIENE BUCAL EM ATIVIDADES DE EXTENSÃO descreve uma ação sobre temática ainda presente em nosso contexto no que se refere aos fatores etiológicos de doenças como cárie e periodontia. Um dos aspectos ainda desconhecido pela população carente é a importância da higiene bucal para a preservação do biofilme dentário. Assim, o estudo propôs investigar o conhecimento da população quanto à utilização de métodos alternativos de higienização bucal, quando da ausência dos métodos convencionais, mediante a realização de oficinas de extensão universitária em eventos públicos realizados na cidade de Anápolis.
Os dados encontrados na investigação demonstraram o desconhecimento da população quanto aos métodos alternativos sugerindo a ampliação dessa ação e a divulgação em outros contextos e eventos mediante ações de extensão universitária.
Interessante ressaltar que ações, atividades e projetos extensionista, na maioria das vezes, criam e recriam situações criativas o que pode ser observado no artigo seguinte denominado O USO DO BISCUIT COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR AO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA: UM RELATO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.
No texto os autores, a partir de pesquisas em atlas acadêmicos para conhecer o sistema linfático, realizaram na execução de um projeto de extensão universitária, a confecção de um modelo do sistema linfático humano utilizando o biscuit. A proposta visou, além de elucidar as estruturas desse sistema para atividades acadêmicas junto aos cursos de Ciências Biológicas e da Saúde, ampliar o acervo anatômico do laboratório de anatomia do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB/Coari).
O quinto artigo Utilização popular de plantas medicinais nos clubes de mães de Palotina, discute a questão das plantas medicinais no tratamento de diferentes doenças e a sua utilização por grande parte da população. Considerando que o uso incorreto dessa fitoterapia pode ser prejudicial à saúde e, por outro lado, a ação terapêutica totalmente influenciada por sua forma de preparo, o estudo investigou junto a um grupo de participantes do Clube de Mães como essas plantas eram utilizadas e com qual objetivo.
O estudo demonstrou que por serem produtos naturais são utilizados com muita frequência sem preocupação sobre a interação com medicamentos alopáticos. Um ponto interessante identificado foi que uma pequena parte do grupo informou ter sentido efeitos indesejáveis ao consumir plantas medicinais. Muitas participantes dos clubes de mães relataram que usam as plantas mesmo com dúvidas sobre a sua ação terapêutica ou forma de uso. Assim, os resultados demostraram que a comunidade, apesar de possuir conhecimentos acerca da utilização das plantas, ainda é carente de informações que a oriente sobre o correto modo de preparo e sobre suas propriedades medicinais, justificando a ação extensionista junto a diferentes grupos comunitários.
Outra atividade de extensão universitária junto a comunidades locais abordou a conscientização sobre a posse responsável de animais associada a políticas públicas para a promoção do bem-estar animal. No artigo CONSCIENTIZAR PARA O BEM-ESTAR ANIMAL: POSSE RESPONSÁVEL, os autores organizaram ações junto às escolas de ensino fundamental e médio da cidade de Araçatuba com o intuito de orientar e esclarecer esses alunos quanto ao bem-estar animal com a abordagem simples e direta de temas relacionados à posse responsável, manejo, preservação da natureza e zoonoses. Os resultados da atividade sugeriram que ainda há grande carência de informação quanto a essa temática, justificando a execução de projetos de extensão universitária para divulgar e socializar conhecimentos produzidos sobre a posse responsável de animais.
Também com o intuito de orientação aos alunos do ensino fundamental, o texto intitulado ASPECTOS NUTRICIONAIS LIGADOS À HIPERTENSÃO: ESTUDO EXPLORATÓRIO, DESENVOLVIDO NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE BOTUCATU apresenta como as ações junto a esses alunos de 6ª a 8ª séries pode identificar qual o conhecimento que possuíam sobre os conceitos de hipertensão e a possível relação com a alimentação saudável. Apesar de varias ações já realizadas, os resultados demonstraram que ainda há desconhecimento sobre essa questão e pouca preocupação quanto ao hábito alimentar inadequado. Os resultados da investigação levaram à produção de uma cartilha educativa relacionando hipertensão e nutrição, na tentativa de disseminar informações sobre a doença e estimular a mudança para hábitos saudáveis. O projeto demonstrou a importância dessas ações educativas que visam orientar alunos que possibilitarão que compartilhem essas informações com seus familiares, minimizando futuros problemas relacionados à hipertensão arterial e alimentação saudável.
Na seção Relato de Experiências são apresentados 5 textos versando sobre ações exitosas de extensão universitária.
O primeiro relato intitulado OFICINAS LÚDICAS E O RESGATE DO SUCESSO ESCOLAR, resultante de experiências e reflexões acerca de um Projeto de Extensão, buscou o entendimento das relações interpessoais vivenciadas por alunos do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de São João del-Rei, bem como a promoção de ações que buscassem contribuir para a melhoria da qualidade de vida e de aprendizagem desses alunos mediante a realização de oficinas grupais e lúdicas.
As atividades realizadas foram dirigidas aos alunos com queixa de dificuldade de aprendizagem e as ações intervencionistas visaram possibilitar aos alunos um novo olhar sobre as dificuldades apresentadas com intuito de despertar o gosto e a vontade em aprender tornando-os mais interessados e, consequentemente, melhorando suas habilidades e capacidades afetivo-cognitivas interagindo de modo mais positivo com seus pares.
A proposta demonstrou a importância de atividades desse porte junto a alunos com o intuito de traçar novas estratégias e otimizar os processos de aprendizagem mediante a realização de projetos de extensão universitária.
O texto SABERES E SABORES: CIÊNCIA DOS ALIMENTOS E TRABALHO EM SAÚDE é resultado de um projeto de extensão universitária relacionando ações entre as áreas de Ciência dos Alimentos e as vivências do Trabalho em Saúde, mediante ações interdisciplinares sobre alimentação e nutrição, com especial ênfase na atenção básica em saúde.
Entre as atividades realizadas estão as oficinas culinárias envolvendo docentes e discentes do curso de Nutrição e agentes comunitários de saúde (ACS) da cidade de Santos utilizando como estratégias as rodas de conversa, preparação de receitas, avaliação sensorial e divulgação de cartilhas com receitas. A ação coletiva de cozinhar permitiu, de forma lúdica, o contato sensorial com os alimentos, preparações e rótulos em uma vivência subjetiva contextualizada, na qual foram identificados valores, sentimentos e experiências em relação à comida e ao comer. Acrescido a isso, as ações promoveram, sob o ponto de vista psicossocial, um espaço de escuta, acolhimento e elaboração de vivências desencadeadas na atuação do ACS na Estratégia Saúde da Família em região de elevada vulnerabilidade social.
O relato seguinte intitulado Projeto Viajando com a Matemática é resultado do projeto de extensão universitária de mesmo nome que apresentou palestras aos alunos do Ensino Médio da cidade de Florestal, Estado de Minas Gerais e região divulgando informações detalhadas a respeito do curso de graduação em Matemática, principalmente da Licenciatura; das possibilidades de bolsas para estudantes em ensino, pesquisa e extensão universitária; do mercado de trabalho do Licenciado em Matemática; das áreas de atuação após a graduação e a possibilidade de realizar a pós–graduação nessa área de conhecimento. Acrescido a isso a partir da aplicação de um questionário, analisou o perfil dos estudantes que participam das palestras, potenciais futuros discentes do Campus UFV, Florestal. Os resultados foram bastante positivos, pois além de dar visibilidade ao campus universitário mostrou aos alunos às possibilidades em permanência estudantil oferecidos pela Universidade, tais como auxilio moradia, alimentação e vários tipos de bolsas que poderão obter durante a graduação, estimulando esses indivíduos à formação de cidadão pleno.
O texto FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESPAÇO QUE POSSIBILITA TRABALHAR A EDUCAÇÃO EMOCIONAL E COMPREENDER O ESTRESSE DO PROFESSOR é resultado do Projeto de Extensão Universitária “Educação Emocional nas Escolas”, que permite refletir sobre temas que contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional do professor, que é um dos protagonistas da educação e tem um compromisso fundamental com a sociedade e com a evolução do ser humano. Os resultados do projeto sugeriram a importância em contribuir com a formação do profissional, além de auxiliar na prevenção e diminuição do elevado índice de estresse que afeta essa categoria profissional e a sua qualidade de vida e de trabalho mediante ações extensionistas.
O último relato de experiência apresenta um tema interessante denominado PARLASUL: modelo de simulação do parlamento do mercosul que é um modelo de simulação de Organizações Internacionais e/ou instituições internacionais, ação essa vinculada ao processo de aprendizagem teórica com a aplicação e desenvolvimento prático. A importância da simulação reside em aplicar o conhecimento para além da sala de aula, servindo de instrumento motivador e uma importante ferramenta de investigação e disseminação do conhecimento. Com o objetivo de capacitar os estudantes universitários para atuarem como negociadores nos mais diversos níveis e foros diplomáticos, a inédita proposta de simulação do PARLASUL se apresenta com alta relevância no contexto da integração política regional sul-americana. O projeto desenvolvido mostrou que a simulação e os ambientes inovadores de aprendizagem contribuem para que os alunos e professores envolvidos possam desenvolver habilidades e atitudes acadêmico-profissionais, auxiliando no atendimento da missão da Universidade para com a sociedade, promovendo a pesquisa, o ensino e a extensão universitária.
Assim, desejamos que este fascículo possibilite aos leitores, pesquisadores e autores envolvidos com ensino, pesquisa e extensão universitária conheçam como essas dimensões estão fortemente entrelaçadas e refletem a verdade missão da universidade.
Boa leitura a todos/as!
Palavras-chave
Texto completo:
PDFRevista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.