Construindo uma política de formação para o orientador pedagógico da rede municipal de ensino de Presidente Prudente/SP: A parceria SEDUC e UNESP

Cíntia Cristina Teixeira Mendes, Simone Conceição Pereira Deák, Alberto Albuquerque Gomes

Resumo


Na organização da Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente é prevista a existência de um profissional responsável pela organização do processo de formação continuada dos professores na Unidade Escolar. Inicialmente designado como Coordenador de Núcleo e posteriormente Orientador Pedagógico, este profissional teve sua função regulamentada pelo Estatuto do Magistério Público Municipal de 1999, que definiu os requisitos para o exercício da função e pelo Regimento Comum das Escolas Municipais de 2000 que definiu como sua atribuição primordial a organização, coordenação e orientação do processo de formação continuada no interior da unidade escolar. Tendo em vista este cenário, desde o ano de 2005, foi desenvolvido um trabalho cujo eixo fundamental é um diagnóstico buscando identificar o perfil dos Orientadores Pedagógicos e dos professores atuantes na Rede Municipal com vista à organização e construção do projeto de formação continuada em serviço nas unidades escolares cujo horizonte é a melhoria da qualidade do trabalho pedagógico dos referidos atores. Para a consecução do trabalho procedeu-se inicialmente à leitura, discussão e reflexão de textos que abordavam a construção de identidade deste profissional. Posteriormente, foram apresentadas as indicações do Ministério da Educação sobre a organização do trabalho de formação continuada no interior da escola, contido no documento denominado Referencial para formação de professores (2002). A partir destas indicações, o conjunto de Orientadores Pedagógicos da Rede Municipal, em reuniões periódicas tem buscado a construção de um referencial próprio que se constitua como diretriz para a construção dos projetos de formação continuada em serviço nas Unidades Escolares.

Palavras-chave


orientador pedagógico, formação continuada, processo pedagógico

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