Neuroblitz: uma proposta de divulgação da neurociência na escola

Geórgia Filipin, Thaila Thaiane Nunes, Alexandre dos Santos Martins, Priscila Marques Sosa, Pâmela Billig Mello-Carpes

Resumo


A neurociência tem experimentado um marcante crescimento, principalmente na área da educação. Corroborando com esse crescimento, a divulgação da ciência na sociedade também tem ganhado destaque. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar uma proposta de divulgação da neurociência em escolas. Para isso, foram realizadas Neuroblitzes, visitas semanais com duração de aproximadamente uma hora, em escolas públicas estaduais do município de Uruguaiana-RS. Participaram das ações cento e sessenta e seis (166) alunos, todos pertencentes ao ensino fundamental, com idade entre 7 e 14 anos. Cada Neuroblitz foi composta por uma explanação teórica curta e simples acerca de um tema da neurociência, seguida por uma atividade prática. As atividades, principalmente as práticas, tiveram grande aceitação por parte dos alunos participantes, de forma que acreditamos que as Neuroblitzes cumpriram seu objetivo de divulgar a neurociência no âmbito escolar.

Palavras-chave


Neuroeducação. Divulgação da ciência. Educação. Cérebro. Aprendizagem.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.