Oficinas com adolescentes sobre saúde sexual no ambiente escolar

Luciana Aparecida de Lourdes, Karen de Almeida Barroso, George Sobrinho Silva, Helisamara Mota Guedes

Resumo


Trata-se de um relato de experiência de um projeto de extensão realizado com adolescentes escolares, abordando a saúde sexual na adolescência. As oficinas tinham o objetivo de orientar os estudantes das escolas públicas de Diamantina-MG sobre saúde sexual e as mudanças ocorridas no corpo. Foi realizada uma abordagem interativa utilizando dinâmica referente ao uso correto de métodos contraceptivos e principais aspectos relacionados à sexualidade na adolescência. Os adolescentes participavam das oficinas trazendo exemplos, discutindo e perguntando suas dúvidas. Foram contempladas cinco escolas com um total de 720 alunos que participaram das atividades. Foi possível perceber um aumento da compreensão dos adolescentes participantes acerca da sexualidade e dos riscos de uma relação sexual desprotegida, favorecendo, assim, meios para a adoção de práticas seguras e maior entendimento da saúde sexual pelos adolescentes. Concluiu-se que as ações de extensão desenvolvidas podem promover um impacto positivo na saúde sexual de adolescentes, por permitir o acesso a informações e orientações de saúde adequadas, possibilitando-lhes a adoção de comportamentos saudáveis.

Palavras-chave


Saúde sexual e reprodutiva. Sexualidade. Adolescência. Planejamento familiar.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.