Uma experiência de formação continuada na educação do campo

Fernando José Martins

Resumo


O texto aqui apresentado registra atividades de extensão, que extrapolam o âmbito do caráter extensionista, envolvendo também atividades de ensino (estágio supervisionado) e pesquisa. O lócus de realização da experiência é a Escola Municipal Rural Chico Mendes, localizada no interior de um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, na cidade de Querência do Norte, Estado do Paraná. Oriunda de atividades de pesquisa, acerca da Educação do MST, as atividades de extensão compreendem basicamente a problemática da formação continuada de professores, necessidade constada pela comunidade educacional local, que reflete uma necessidade mais ampla dos sistemas de ensino como um todo. As atividades, que tomaram um caráter permanente, envolvem cursos de formação para os professores, atividades que estendem conhecimentos gerados no curso de pedagogia, e ministrados à comunidade escolar atendida, não somente pelo coordenador das atividades, mas pelos colaboradores, que utilizam tais atividades em sua formação acadêmica de prática de ensino curricular no curso de Pedagogia.

Palavras-chave


Formação Continuada, MST e Educação do Campo.

Texto completo:

PDF

Referências


ARROYO, Miguel e FERNANDES, B. M. (1999) A educação básica e o

movimento social do campo. Articulação Nacional Por uma Educação Básica

do Campo. São Paulo.

BRANDÃO, C. R. O. Trabalho de Saber; Cultura Camponesa e Escola Rural.

São Paulo: FDT, 1990.

BRASIL. MEC/CNE. Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas

Escolas do Campo. Parecer CNE/CEB nº 36/2001, aprovado em 4 de

dezembro de 2001.

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é

mais do que escola. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

KOLLING, E. J., NERY, MOLINA, M. C.(orgs.). Por uma educação básica do

campo (memória). Brasília: Editora da UNB, 1999.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.