Atendimento psicoterapêutico para crianças vítimas de violência sexual: projeto Sarauzinho

Mariana Campeti Cuoghi, Christiane Carrijo Eckhardt Mouammar

Resumo


O presente relato de experiência refere-se ao projeto denominado “Sarauzinho”, vinculado ao projeto de extensão “Seminários de Psicanálise e Saraus Artísticos”. O “Sarauzinho” foi uma parceria da UNESP com o CREAS e foi criado com o objetivo de atender crianças vítimas de abuso sexual, através de um espaço lúdico e artístico, e aplicar uma escuta psicanalítica às demandas que surgiam durante a execução dos trabalhos realizados em grupo. Paralelamente, os pais/responsáveis que levavam as crianças aos encontros também recebiam atendimento psicoterapêutico na sala de espera, no formato de grupo operativo com escuta psicanalítica. O projeto ocorreu em 11 sessões (uma vez por semana com duas horas de duração), sendo 4 crianças e 4 cuidadoras participantes. O atendimento às crianças foi realizado nos moldes de oficina (livre e aberto) e em sarauzinhos, com conteúdo programado (lúdico e artístico). O projeto teve inspiração na “Casa Verde”, criada pela psicanalista francesa Françoise Dolto e no Museu de Imagens do Inconsciente do Centro Psiquiátrico Pedro II, de Nise da Silveira, no Rio de Janeiro. Esta atividade de extensão universitária propiciou aos alunos terem acesso a alguns traumas trazidos pelas crianças, além de obterem maior conhecimento em atendimento psicoterapêutico de grupo infantil, com escuta psicanalítica. Ademais, proporcionou às crianças um espaço lúdico e artístico de escuta para uma possível ressignificação do trauma. Para os adultos participantes, os encontros se tornaram um espaço para falarem sobre suas angústias e para receberem orientações e informações novas sobre a educação das crianças, principalmente a respeito da sexualidade. Os resultados, tanto relacionados aos encontros com as crianças, quanto com os adultos, foram favoráveis à continuidade do projeto.

Palavras-chave


Psicoterapia. Terapia psicanalítica. Crianças. Violência sexual.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.