A relação universidade e grupos populares: a construção de novos papéis

Felipe Leonardo dos Santos, Ana Maria Rodrigues de Carvalho, Maria Rita Melo Barcelos, Carlos Rodrigues Ladeia, Marcelo Rodrigues Ladeia

Resumo


Esse trabalho apresenta e discute a assessoria prestada pela Incubadora de Cooperativas Populares da UNESP - Núcleo de Assis - Incop UNESP ASSIS à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Assis e Região - COOCASSIS, destacando a construção de novos papéis desempenhados pela Cooperativa. A atividade extensionista desenvolvida pelos bolsistas aproxima a Universidade destes grupos populares. A assessoria é prestada por intermédio das Incubadoras de Cooperativas Populares, tendo em vista a organização coletiva para o trabalho autogestionário e democrático, visando à geração de renda. A assessoria prestada à COOCASSIS, pela INCOP UNESP Assis se dá a partir do cotidiano de trabalho, em encontros periódicos entre membros da equipe da Incubadora e Catadores. Busca-se focar a realidade concreta, identificando demandas, possibilidades e desafios existentes. A partir desta análise, elabora-se o planejamento das intervenções necessárias à transformação da realidade, de modo a possibilitar o desenvolvimento do empreendimento. Concomitantemente a essa assessoria, ocorrem também oficinas e cursos de capacitação dos trabalhadores com o propósito de aproximá-los dos valores e princípios da Economia Solidária e Cooperativismo Popular. Ao longo desses anos de assessoria, tem sido possível constatar que a Cooperativa: qualificou-se para o planejamento e execução do trabalho de coleta seletiva no município; estabeleceu convênio com a Prefeitura local; acessou vários editais públicos e privados, tornando possível reformar e ampliar o barracão, bem como, adquirir veículos e equipamentos; articulou-se politicamente com os demais grupos de catadores da região, constituindo o Comitê Regional de Catadores do Oeste Paulista, formando uma Associação Regional e ainda, uma Cooperativa Regional de 2º grau. Essa nova realidade tem viabilizado condições para que a COOCASSIS efetue sua comercialização em rede com outros empreendimentos e avance na cadeia produtiva, transformando os materiais recicláveis. Como consequência, constata-se a melhoria da renda e das condições de trabalho e de vida dos catadores envolvidos, bem como tem desempenho de um papel fundamental junto aos demais grupos de catadores, contribuindo tanto na capacitação para o trabalho, quanto para a articulação política e o estabelecimento de relações com o Poder Público. A metodologia adotada pela Incubadora, ao reconhecer e valorizar o saber popular, possibilitou sua articulação com os saberes acadêmicos. Neste sentido, o envolvimento em projetos que pretendam repensar ideologias e construir novas práticas, possibilita uma formação de sujeitos capazes de se colocarem crítica e politicamente, tendo em vista um processo contínuo de aprendizagem e trocas, sejam elas solidárias ou conflitantes.

Palavras-chave


Economia solidária. Educação popular. Cooperativa incubadora.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.